Workshop é atração na segunda tarde da Semana de Planejamento Pedagógico da UnirG

06 de Junho de 2023

“A sala de aula quebra-cabeças e a gamificação no ensino superior” é o tema do workshop ministrado pelo professor Me. José Motta Filho, nesta terça-feira, 06, na Semana de Semana de Planejamento Pedagógico da Universidade de Gurupi – UnirG.

Motta Filho é mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, pela Must University, da Florida/USA. “O workshop propôs realizar uma dobradinha de metodologias ativas, trazendo vasta coletânea de elementos e insights para que os professores possam, efetivamente, levar uma diferenciada e enriquecedora trilha didática aos alunos”, relatou Motta.

Conforme o palestrante, o Jigsaw Classroom (sala de Aula Quebra-Cabeças) traz elementos e estratégias educacionais elaboradas pelo professor da Universidade do Texas, Eliot Aronson, a partir de elementos e demandas reais dos docentes em sala de aula.  “É uma metodologia fundamentada em teorias da Dissonância Cognitiva e no Chunking Learning (aprendizagem em blocos), a fim de promover o engajamento, a comunicação, o team work (trabalho em equipe) e a aprendizagem colaborativa entre os estudantes”, frisou.

Motta Filho destacou ainda que “o objeto de estudo da metodologia é o impacto da Gamificação como poderosa estrutura de aprendizagem, com foco na participação dos alunos por meio de atividades que utilizam mecânicas e componentes dos jogos que transformam a aula em experiência de aprendizagem ativa, no melhor estilo coopertition (cooperação com competição), levando o aluno ao estado de flow e a um melhor desempenho acadêmico”, afirmou Motta.

Durante à tarde, participaram docentes e preceptores dos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Educação Física, Letras, Pedagogia e Jornalismo.

Já à noite, o Workshop continua na sala 106 no bloco D, do campus Jacinto Nunes da Solva. Os participantes serão dos cursos de:  Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Odontologia, Psicologia e Medicina (campus Gurupi e Paraíso).

A Semana de Planejamento Pedagógico da UnirG segue até esta quarta-feira, 07.  O evento ocorre de forma híbrida, pelo Google Meet e presencial.

No segundo dia de evento ocorre ainda a reunião pedagógica sobre recredenciamento da Instituição /PPC/Enade.

Confira a programação completa aqui.