Palestra sobre educação e inovação é destaque na abertura oficial da Semana de Planejamento Pedagógico

06 de Junho de 2023

A primeira noite da Semana de Planejamento Pedagógico 2023/2 da Universidade de Gurupi – UnirG, reuniu ontem 05, professores, gestores e servidores no auditório do campus Jacinto Nunes da Silva. O evento segue até amanhã 07, e discute o tema “Recredenciamento da UnirG: O Todo e as Partes, as Partes e o Todo”.

O evento contou com a participação do Coral Municipal Uirapuru, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Gurupi, sob a regência do professor Moisés Ribeiro.

A Pró-reitora de Graduação, Drª Risa Rank, deu as boas-vindas aos participantes, ressaltando que a Semana de Planejamento é uma oportunidade para a construção coletiva de um ambiente acadêmico que forme profissionais competentes engajados para o mercado. “O mundo está em transformação e precisamos aprender a reaprender”, disse.

O Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação UnirG, Oximano Jorge, disse que o professor é o profissional que atua na transformação da sociedade e que, a UnirG, a Fundação é uma parceira dos docentes.

A Reitora, Drª Sara Falcão, falou sobre o processo de recredenciamento da Instituição e parabenizou os professores pelos esforços no exercício da profissão. “Agradecemos e reconhecemos o empenho de todos os docentes, que tem possibilitado muitas conquistas para a nossa Instituição”, disse.

A Prefeita Josi Nunes frisou que a Semana de Planejamento também é um momento para reflexão e aprendizagem. “É planejando as ações de hoje, que podemos colher resultados que sejam transformadores na vida de muitas pessoas.  O professor tem um papel mais amplo, do que apenas a sala de aula”, disse Nunes.

“Deixei de ser um professor dinossauro para ser inovador”

A afirmação é do professor Me. José Motta Filho, que ministrou a palestra “Educação & futuro: desafios, impactos e transformações da ação docente”.

Ele compartilhou sua experiência de 23 anos como professor, e como percebeu que a inovação deveria estar cada vez mais presente nas escolas e universidades brasileiras.

“A popularização da internet transformou a educação, especialmente durante e após a pandemia da Covid-19. As universidades precisaram fechar as portas para que pudessem aprender, mas, mesmo com o fim do isolamento, as pessoas continuaram desejando estudar em outros formatos”, disse Motta, ao destacar o aumento no número de pessoas que optaram por cursos na modalidade a distância nos últimos anos.

Ele falou ainda sobre inovação e estratégias que visam tornar a aprendizagem relevante para o aluno. “Trabalhar de forma colaborativa por meio de metodologias ativas e criar novos espaços de aprendizagem são alguns dos caminhos”, falou.

Foto: Lino Vargas / SECOM