Realizada a culminância de ações das Atividades Integradoras e IUSC nas áreas de Comunicação e Cultura

02 de Junho de 2023

O resultado de dezenas de ações realizadas ao longo do semestre pelos estudantes da Universidade de Gurupi – UnirG foram apresentadas na noite de ontem, 01, em um evento festivo que marcou o encerramento das Atividades Integradoras (AI) e da disciplina Integração, Universidade, Serviço e Comunidade (IUSC) no primeiro semestre de 2023.

Os quase 300 acadêmicos ingressantes nos cursos de graduação desenvolveram atividades com o tema central “Conheça a UnirG”. Divididos em grupos, eles foram acompanhados por preceptores em diferentes áreas temáticas: Comunicação (preceptoria de Francisco Donato) e Cultura (preceptoria de Elisângela Duarte). O tema Meio Ambiente também é um dos eixos das Atividades Integradoras e do IUSC, e as ações desenvolvidas pelos participantes foi apresentada em um evento realizado na manhã de ontem, 01, no campus Jacinto Nunes da Silva (saiba mais clicando aqui). A preceptoria foi feita por Asafe Gomes.

A proposta geral é que os estudantes desenvolvam aprendizagens em ambientes dentro e fora da universidade, utilizando como cenários de práticas todos os espaços sociais e educativos disponíveis para o aprendizado.

Na área de Comunicação, os acadêmicos fizeram um reconhecimento dos espaços da UnirG e produziram vídeos, materiais impressos e criaram conteúdos em redes sociais, em que apresentam a estrutura da Instituição, além dos serviços oferecidos à comunidade.

“Foi um trabalho desafiador, envolvente, mas também gratificante. Para que eles produzissem os materiais foram necessárias visitas aos setores da Instituição, entrevistas com servidores, com a comunidade. Tudo isso proporcionou uma experiência muito rica de ensino-aprendizagem, que foi além da vivência em sala de aula”, disse o preceptor Francisco Donato.

O grupo também produziu um e-book com informações sobre a Clínica Escola de Odontologia e o Ambulatório de Saúde Comunitária da UnirG (para fazer o download do e-book clique aqui) e perfis no Instagram com informações sobre o Centro Administrativo da UnirG (@centroadministrativo_unirg) e curiosidades sobre o campus II da UnirG (@curiosidades_campusii).

Durante o evento, também foram realizadas apresentações sobre o trabalho dos acadêmicos na área de Cultura. Eles coordenaram ações como o projeto UnirG nas Escolas, Projeto Arte nos Intervalos, Oficina de Arteterapia na escola, Festival UnirG Cultural, entre outras.

Ainda durante o evento foi realizada uma homenagem ao ex-professor da UnirG José Maciel de Brito, pela importante trajetória como docente, escritor e também em sua carreira política. Na oportunidade, Maciel lançou o livro “Repertórios Poéticos”.

Segundo a professora Drª Herta Ribeiro, coordenadora do IUSC, as atividades de extensão  curricularizadas, desde o ingresso do acadêmico na universidade, tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades e competências sociais e são parte importante da formação humana e cidadã dos futuros profissionais.

“Considero exitosa a proposta, que a princípio pareceu ‘diferente’ do comum para a maioria dos acadêmicos envolvidos, devido às experiências focadas apenas no ensino pragmático de conteúdos. Evidenciou-se que a UnirG é uma universidade cheia de vida, comprometida com o desenvolvimento social, promovendo o conhecimento dentro e fora de seus muros”, disse a professora Herta.

O IUSC envolve de forma interdisciplinar acadêmicos dos primeiros ou segundos períodos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Medicina e Psicologia.