Grupo de Trabalho sobre Meio Ambiente e ações desenvolvidas pelo IUSC são apresentados em evento na UnirG

02 de Junho de 2023

Foi realizado ontem, 01, o evento de oficialização do Grupo de Trabalho para sistematização da Política Institucional de Meio Ambiente e Sustentabilidade e a apresentação de Planos de Ação de acadêmicos das Atividades Integradoras, além da ações do Integração, Universidade, Serviço e Comunidade (IUSC). Estudantes de diversos cursos, professores, servidores, gestores da UnirG, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, além da Prefeita Josi Nunes, participaram do encontro no Parque Temático da Nascente do Córrego Água Franca, no campus Jacinto Nunes da Silva.

Os presentes no local assistiram a uma apresentação musical, feita pelo professor da Orquestra de Cordas da Casa de Cultura, Matheus Jonathan.

De acordo com a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Drª Mireia Aparecida Bezerra, a gestão tem como meta a criação de grupos de trabalho de temas importantes que são pauta nas agendas governamentais, como o meio ambiente. “Muitas dessas ações já eram realizadas antes, mas agora estão sendo sistematizadas, envolvendo a participação da comunidade”, disse ela.

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destacou que a universidade trabalha com eixos importantes nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, e que o tema Meio Ambiente deve sempre estar presente tendo vista um bem comum. “A permanência da vida depende de um equilíbrio, por isso a necessidade de um olhar atento para o cuidado com o meio ambiente. A UnirG e a gestão municipal juntos tem feito um grande trabalho nessa área, juntando esforços, para que possamos garantir mais qualidade de vida para a nossa gente”, disse.

O Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação UnirG, Oximano Jorge, frisou o trabalho realizado pela comunidade acadêmica. “O tema meio ambiente deve ser uma preocupação de toda a sociedade. É gratificante vermos todas essas pessoas reunidas em prol de um assunto tão importante, o que mais uma vez consolida o que a Instituição já tem feito nessa área”, disse.

Na oportunidade foram apresentados os membros do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente da UnirG, composto por servidores, professores e estudantes. “O grupo vem somar forças em favor de questões importantes, necessárias para a nossa permanência na Terra. Com essa visão institucional amadurecida, podemos ampliar ainda mais nossas ações de forma sustentável”, disse a professora do curso de Direito, Ma. Kárita Carneiro, coordenadora do projeto Meio Ambiente e Cidadania, que falou em nome do grupo.

Os demais membros são: professora Ma. Alessandra Gomes Duarte Lima;  professor Me. José Carlos Ribeiro da Silva; professora Ma. Camila Rodrigues Ribeiro; professora Drª Miréia Aparecida Bezerra Pereira; o chefe de setor de Limpeza e Conservação na Fundação UnirG, José Luís Gaudioso; o agente de vigilância, Adailton Bezerra de Souza; a Esp. Asafe Santa Barbara Gomes, e a acadêmica Bruna Gontijo de Sousa.

IUSC

Ao longo do primeiro semestre desse ano, acadêmicos ingressantes nos cursos de graduação tiveram a oportunidade de cursar a disciplina Integração, Universidade, Serviço e Comunidade (IUSC), com o tema central “Conheça a UnirG”. Além de comunicação e cultura, o meio ambiente também é foi um dos eixos abordados no IUSC.

“Incialmente foi discutido com os estudantes a relação que todos nós temos com o meio ambiente, pois todos estamos conectados e integrados. A partir disso eles tiveram uma melhor compreensão e começaram a ter o desejo de oferecer contribuições que ofereçam um retorno relevante para a comunidade”, disse a preceptora do IUSC, Asafe Gomes.

Ao longo do semestre, os estudantes foram estimulados a pensar as problemáticas locais existentes voltadas para a questão ambiental.

“Parte dos alunos escolheu investigar o Parque Temático, com o foco na fauna, flora, segurança e acolhimento da trilha em volta do parque. Eles fizeram então um plano de ação que hoje está sendo entregue à direção da UnirG, para que possa ser feito um planejamento a curto, médio e longo prazo para a execução dessas ações propostas, que visam melhorar as condições para que a comunidade seja melhor acolhida e se sinta pertencente ao local”, explica uma das coordenadoras do IUS, a professora Drª Jussara Resende.

Já outro grupo de estudante optou por investigar o problema do descarte de lixo eletrônico. “Eles identificaram que, em Gurupi, apenas um local faz o recebimento desse tipo de material. Foi feito um plano de ação que propõe a instalação de outros pontos de coleta para que seja feito o descarte adequado”, detalhou a professora Jussara.

A estudante do primeiro período de Psicologia, Yonara Nunes, falou sobre a satisfação em participar desse projeto. “Hoje eu tenho orgulho de ser UnirG. Sou da cidade de Peixe, mas é aqui que quero deixar um legado, que meus filhos e netos tenham a oportunidade de ver o que pudemos fazer. Durante o semestre visitamos as trilhas, vimos as belezas que existem aqui, também aquilo que já morreu e o que ainda devemos preservar e o que precisamos cuidar. É um legado que deixaremos para as futuras gerações”, disse ela.

No próximo domingo, 04, os estudantes farão uma ação de sensibilização e coleta de pilhas na Feira Coberta (rua 07, Centro).

O IUS envolve de forma interdisciplinar 290 acadêmicos dos primeiros ou segundos períodos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Medicina e Psicologia.