Dia do profissional de Letras será comemorado esta sexta-feira na UnirG

19 de Maio de 2023

Momento cultural, palestra e lançamento da revista Ressaca Literária serão atrações do evento em comemoração ao Dia do profissional de Letras e ao aniversário de 24 anos do curso de Letras. O evento será sexta-feira, 10, às 19h, no auditório do bloco D, do campus Jacinto Nunes da Silva, da Universidade de Gurupi – UnirG

A solenidade começará com apresentação dos coordenadores do curso e de estágio e exposição da Casa de Cultura da UnirG. Em seguida, o professor do curso, Me. Fábio Araújo Pereira, ministrará a palestra “A importância do profissional de Letras no Mercado de Trabalho e os campos de atuação do letrólogo”.

De acordo com o coordenador do curso, Alexandre Peixoto Silva, “o evento tem por finalidade promover a socialização e aproximação entre gestão, corpo docente, discente e comunidade acadêmica, buscando repassar informações sobre a atuação do profissional de Letras no mercado de trabalho, bem como a importância do curso para o contexto educacional da região sul do estado do Tocantins”, afirmou.

Lançamento da Revista

A 13º edição da revista Ressaca Literária será laçada no evento. A revista é produzida e editada pelo curso de Letras, com periodicidade semestral e distribuição gratuita.

A elaboração é dos acadêmicos do curso, com textos de criação literária em prosa, poesia, resenhas, artigos e ensaios sobre obras literárias ou relacionadas à teoria, à crítica e à história literária e traduções na área de literatura.

Colunas da revista:
Ressaca de Leitura - momento em que algum autor ou obra são exibidos ao leitor sob um olhar crítico e traz ainda os trabalhos iniciais de prosa e poesia dos alunos;

Teoria Literária e Espaço Acadêmico Autobiográfico - tratam respectivamente de obras e contextos literários e da vida e trajetória de um professor do curso;

Entrevista e Marulhos Literários - são os momentos em que a comunidade toma conhecimento de uma personalidade da Academia de Letras de Gurupi e de obras de Literatura publicadas mundial, nacional ou regionalmente;

Produção Acadêmica - aborda trabalhos produzidos pelos acadêmicos a respeito de obras e autores de nossa e de outras literaturas.

Outras Artes - ocorre o diálogo entre Literatura e outras expressões artísticas, sempre procurando o intercâmbio entre as variadas formas de expressão atuais.

Mix Literário - o leitor toma conhecimento de curiosidades literárias, de aspectos da vida e da obra de autores atuais.