UnirG entrega alimentos arrecadados pelo projeto Cidadão Universitário e UnirG Health Tech

17 de Maio de 2023

No primeiro semestre desse ano, dois importantes eventos da Universidade de Gurupi – UnirG uniram solidariedade, cidadania e conhecimento científico:  o 41º Cidadão Universitário e o 1° Simpósio de Tecnologia e Gestão em Saúde – UnirG Health Tech. As mais de oito toneladas de alimentos que foram arrecadadas durante a realização desses eventos foram entregues hoje, 17, ao projeto Mesa Brasil, que fará a distribuição a 32 instituições beneficentes, atendendo a cerca de 4.150 pessoas carentes das cidades de Aliança do Tocantins, Brejinho de Nazaré e Gurupi.

O evento de entrega foi realizado no campus Jacinto Nunes da Silva, com a presença de representantes de entidades beneficentes e gestores da Instituição.

Para a reitora Drª Sara Falcão, a doação de alimentos feita por meio do projeto Cidadão Universitário pode ser resumida em “amor ao próximo”. “Essa gincana solidária mostra o companheirismo entre pessoas que estão engajadas em fazer o bem. Que essas doações cheguem a quem precisa, juntamente com o nosso abraço de amor e acolhimento”, disse.

O diretor administrativo e financeiro, Oximano Jorge, representou o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, e frisou a importância da mobilização dos acadêmicos. “A Universidade dá o suporte, mas os alunos têm um papel primordial. Desde o início da trajetória acadêmica, eles aprendem princípios de cidadania e isso é muito válido”, destacou.

Para a Pró-reitora de Extensão, Cultura, Esporte e Assistência Estudantil, Ma. Miréia Bezerra, “o projeto Cidadão Universitário finaliza mais uma edição em que todos saem vitoriosos. É uma iniciativa que faz diferença na vida das pessoas que necessitam, mas também na vida dos acadêmicos que tiveram momentos de diversão e aprendizado”.

O presidente do Sistema Fecomércio no Tocantins, Itelvino Pisoni, agradeceu a parceria da UnirG com o projeto Mesa Brasil, entidade responsável pelo recebimento e distribuição dos donativos. “O Cidadão Universitário é um exemplo para o País. Vimos, por muito tempo, trotes violentos nas universidades, mas essa iniciativa serve de modelo e parabenizamos a todos os envolvidos”.

“A parceria entre a UnirG e o Mesa Brasil é muito importante. A cada dia, novas instituições sociais buscam receber doações e atender a mais famílias em vulnerabilidade social. Nosso trabalho tem o objetivo de complementar a alimentação das pessoas que, por muitas vezes, se encontram com entes doentes, situações de risco alimentar e diversos flagelos sociais. É nosso dever enquanto cidadãos fomentar essa ação de solidariedade já consolidada em nossa cidade, que contempla muitas instituições sociais, e que acabam se motivando mais e mais a realizar o trabalho de amor ao próximo”, disse Tatiane Barreto, supervisora do Mesa Brasil em Gurupi.

Para os estudantes envolvidos, a experiência de ajudar ao próximo foi gratificante. “O Cidadão Universitário é uma marca da UnirG e que tivemos o orgulho de participar. Fizemos campanha para arrecadar alimentos com colegas do curso, familiares e conseguimos uma doação expressiva. É um projeto que deve crescer cada vez mais”, disse o estudante Samuel Alves de Souza, representante do curso de Fisioterapia, vencedor do 41º Cidadão Universitário.

Outras doações de alimentos também foram feitas pelos participantes do UnirG Health Tech, que ocorreu no mês de abril. Para o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG, Dr Fábio Pegoraro e organizador do UnirG Health Tech, a iniciativa de arrecadar alimentos no ato da inscrição foi exitosa e deve ser repetida em eventos futuros.

“O UnirG Health Tech foi uma oportunidade em que recebemos muito conhecimento. Ao doar alimentos nós criamos uma via de mão dupla, em que unimos esforços para também colaborar com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que precisam”, disse.

As entidades atendidas são:

ABASPEFUR - TO - ASSOCIAÇÃO

ROTARY CLUB DE GURUPI-TO

SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO

UNIÃO CENTRO OESTE BRASILEIRA DA IGREJA ADVENTISTA

O projeto Cidadão Universitário arrecadou 7.636 quilos de alimentos e outros 782 quilos foram arrecadados no UnirG Health Tech.