Ação de projeto do curso de Letras adquire equipamento para Casa do Idoso

27 de Abril de 2023

Na tarde desta quinta-feira, 27, a Casa do Idoso de Gurupi recebeu a doação de um guincho de transferência, adquirido por meio de uma ação promovida pelo projeto Relatos de Memórias: desenvolvendo a sociointeração na terceira idade por meio de práticas linguageiras, do curso de Letras, da Universidade de Gurupi – UnrG.

O guincho de transferência é um equipamento utilizado para transferências de pessoas com algum tipo de limitação física ou desempenho funcional, sendo também indicado nos tratamentos geriátricos e pós-cirúrgicos.

O equipamento foi doado por um empresário vinculado ao Instituto IDESC de Gurupi, que se sentiu sensibilizado após ter escutado em março, pela Rádio UnirG, a necessidade da demanda apresentada pela acadêmica do 5º período de Letras, Ana Paula Soares Marinho. O empresário entrou em contato com o diretor Administrativo e Financeiro da Fundação UnirG, Oximano Pereira Jorge e manifestou o interesse em realizar a doação do equipamento.

“O projeto Relatos de Memórias tem envolvido os acadêmicos do Curso de Letras em ações filantrópicas, contribuindo com a Casa do Idoso de Gurupi para promover melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. Desta forma, o curso está cumprindo o papel de promotor da cidadania e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes com novas percepções e ações sociais”, afirmou a professora Wellitania Oliveira

O projeto

Relatos de Memórias é um projeto conduzido pelos professores Alexandre Peixoto e Maria Wellitania, com a participação das acadêmicas do 5º Período do Curso de Letras: Ana Paula Marinho, Jhennifer Carvalho, Rilary Soares, Maynara Nogueira, Isabela Brandão e Rita Márcia Pereira.

O objetivo do projeto é conhecer as histórias dos internos residentes na “Casa do Idoso” de Gurupi. São desenvolvidos encontros periódicos com os idosos para coleta de relatos da vida que, posteriormente, serão publicados em uma coletânea de contos em formato de livro.

“Além de valorizar a história de vida dos idosos e de promover a sociointeração por meio de práticas de linguagem o projeto tem por objetivo dar visibilidade desta população à comunidade gurupiense, considerando que o idoso contribui para a manutenção da história local e que seus relatos - passados de geração em geração - preservam os acontecimentos que marcaram a história da nossa cidade”, afirma Alexandre Peixoto.

A Casa do Idoso é mantida pela Gestão Municipal e conta com ajuda da sociedade local, atendendo a todas as necessidades dos idosos como: alimentação, remédios, produtos de higiene pessoal dentre outros. Visando colaborar, o curso de letras divulga e promove campanhas de arrecadação em prol do Lar do Idoso.

O equipamento foi recebido pela  diretora da Casa do Idoso, Neiva Nora e a equipe que atua no local.Mais uma vez os projetos de extensão da Universidade de Gurupi cumprem o papel de promover uma formação não apenas técnica e profissional de seus estudantes, mas também os conduzir à formação humanística, proporcionando o bem-estar social.