Palestra sobre Process Mining in Healthcare abre programação noturna do UnirG Helth Tech

25 de Abril de 2023

Os doutores Cleiton Garcia, có-fundador da UpFlux.net e Eduardo Portela, docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizaram a primeira palestra da noite desta terça, 25, no 1° Simpósio de Tecnologia e Gestão em Saúde da Universidade de Gurupi – UnirG.

Process Mining ou Mineração de Processos é uma área de conhecimento dentro da Inteligência Artificial com o propósito de monitorar e melhorar processos reais, possibilitando o acesso aos conhecimentos de dados disponíveis em diferentes sistemas de informação já utilizadas nas organizações, no caso da abordagem da palestra, na assistência à saúde. A Mineração de Processos possibilita mapear toda a trajetória do paciente, baseada nos dados armazenados no prontuário eletrônico do paciente.

Entre os destaques da apresentação, Dr Cleiton Garcia mencionou que “os processos são importantes porque as organizações operam por meio deles, dos quais dependem para escalar e gerenciar as equipes”.

“O que precisamos hoje é ter agilidade e dinamismo no dia-a-dia, implantando melhorias de forma contínua para fazer inovações incrementais. Para isso, é necessário nos adaptarmos e evoluir com rapidez. Nesse sentido, não há dúvida que a Mineração de Processos vem para trazer uma forma diferente de como fazer a melhoria de processo”, afirmou Garcia.

Para a acadêmica do 9° período de Fisioterapia, Welida Lopes Pires, “esses eventos ofertados pela Universidade proporcionam importantes momentos de reflexão e de aprendizado, além de fornecer ferramentas significativas, que contribuem para o desenvolvimento de competências que alimentam nosso universo e currículo. Neste simpósio, temos ainda a oportunidade de interagir com grandes nomes da área acadêmica, que nos proporciona conhecimento e oportunidades profissionais”, disse a aluna.

A programação contou ainda com a abordagem sobre Lean Healthcare, pela mestra em Engenharia de Produção e Sistemas e estudante de Medicia, Fernanda Laus e o doutor em Engenharia de Produção e Sistema, Luiz Ramos.

O UnirG Health Tech segue até esta quarta, 26. Os 750 kg de alimentos arrecadados serão distribuídos para entidades beneficentes, por meio da parceria entre a UnirG  e o Projeto Mesa Brasil, do Sesc.

A programação completa pode ser lida no site https://www.even3.com.br/unirghealthtech/.

Fotos: Lino Vargas (SECOM Gurupi)