Pró-reitor fala sobre definições de carreiras acadêmicas

29 de Março de 2023

Incentivar e propiciar conhecimento e condições para a produção de pesquisas científicas é uma das metas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Gurupi – UnirG. Dentre as ações do atual gestor, Dr. Fábio Pegoraro, destaca o esclarecimento à comunidade acadêmica sobre as definições de pós-doutorado.

“Pós-doutorado não é título acadêmico, é uma etapa de formação e pesquisa que pode ser realizada após a obter a titulação de doutorado. É, portanto, uma atividade de pesquisa e desenvolvimento realizada por pesquisadores com doutorado, que optam por aprofundar ainda mais seus conhecimentos em uma área específica ou desejam explorar novas possibilidades de pesquisa. É uma etapa em que o pesquisador pode trabalhar em projetos de pesquisa em parceria com outras instituições ou grupos de pesquisa, desenvolvendo habilidades de liderança e gerenciamento de projetos”, mencionou Pegoraro.

O pró-reitor afirmou que “a realização de um pós-doutorado é um fator importante na progressão da carreira acadêmica de um pesquisador, embora não seja um título acadêmico em si. Pois, expressa a capacidade de conduzir pesquisa de alta qualidade, com produção de conhecimento original e relevante para a área de estudo”, frisou.

Outros dados sobre pós-doutorado

- O pós-doutorado não possui duração fixa, podendo ocorrer de alguns meses a alguns anos;

- Não precisa de uma tese para concluir um pós-doutorado, embora é uma oportunidade para publicações;

- É momento para ampliar interesses de pesquisas, dar continuidade a espaços que ficaram abertos no doutorado;

- O    pós-doutorando não possui orientador, porém responde a um supervisor.