Alunos de Medicina da UnirG produzem e doam repelente natural em Paraíso do Tocantins

29 de Março de 2023

Álcool 70%, folhas de citronela e cravos da índia são os componentes de um repelente natural que está sendo produzido pelo curso de Medicina da Universidade de Gurupi, no campus Paraíso do Tocantins. O produto já foi distribuido a servidores e acadêmicos do campus, em escolas e Unidades Básicas de Saúde da cidade.

“Paraíso é uma das cidades com o maior número de pessoas infectatas por chikungunya no Tocantins. O repelente é feito com componentes de fácil acesso e auxilia a população a se prevenir dessa doença, assim como da dengue. A combinação da citronela com o cravo da índia produz o efeito de afastar o transmissor e proteger a população”, explica o coordenador do projeto de extensão curricularizada “Medicina Alternativa na prática”, professor Me. Maykon Paiva.

O produto não possui contraindicação. Ele pode ser aplicado na pele, e também pode ser utilizado em difusores de ambientes ou em um borrifador.

Os estudantes de Medicina que participam do projeto cursam o 4º período. Eles também já realizaram uma oficina que ensinou o preparo do repelente a cerca de 80 pessoas da Universidade da Maturidade (UMA).

“Ainda estamos trabalhando na produção de novos repelentes e, no segundo semestre, o projeto deve ampliar as ações, com o plantio de citronelas e outras plantas em hortas das escolas publicas de Paraíso”, finalizou o professor.

A receita para o preparo do repelente está disponível em uma matéria produzida pela TV Anhanguera com a equipe do projeto. Assista clicando em globoplay.globo.com/v/11412975/

Fotos/divulgação