Ligas Acadêmicas de Medicina realizam estágios na UPA
27 de Março de 2023
Recentemente três Ligas Acadêmicas de Medicina da Universidade de Gurupi - UnirG, oficializaram a parceria com a Unidade de Pronto Atendimento – UPA/24H, em Gurupi. As aulas na Unidade já começaram e irão favorecer 48 estudantes que terão mais uma unidade de estágio, além de colaborarem com os atendimentos da saúde do Município.
A Liga Acadêmica de Medicina Intensiva – Ligami é a novata no Pronto Atendimento. Já a Liga Acadêmica de Emergências Médica – LEM e a Liga Acadêmica de Clínica Médica – Lacmed atuavam há anos na Unidade, porém sem nenhuma regulamentação.
Segundo o assessor da reitoria, Me. Rodrigo Disconzi, os ligantes formalizaram a parceria que contribuirá com o serviço prestado à comunidade geral. “Eles terão horários e escalas alternados, favorecendo o aprendizado dos acadêmicos. Além disso, farão os estágios extracurriculares com atendimentos médicos em ambiente de pronto atendimento predefinidos”, disse o professor.
De acordo com o presidente da Ligami, Bruno Felipe de Aguiar Seixas, 5º período de Medicina, as ações vão proporcionar aos estudantes de Medicina novas experiências na prática clínica em situações de emergências.
A logística nos atendimentos possibilitará com que as Ligas Acadêmicas tenham um controle gerenciado pela UPA, que saberá qual estudante está escalado em cada turno. “Teremos a supervisão de médicos plantonistas nos dando maior segurança e qualidade para a nossa formação. Estaremos atendendo de segunda a sexta-feira no período noturno e durante o dia e a noite nos finais de semanas”, disse Seixas.
A função dos estudantes é a de coletar informações com os pacientes e encaminhar aos médicos plantonistas. A partir disso, é realizada a melhor conduta ao paciente e também quando eles terão a oportunidade de tirar as dúvidas com os preceptores, sendo fundamental para a complementação da formação.
“A regulamentação é uma conquista para os acadêmicos. Esse é o reconhecimento da importância do nosso valor nesse tipo de serviço, tornando um exemplo para outros atendimentos na saúde de Gurupi. Além da complementação dos estudos, ajudaremos a agilizar o fluxo dos atendimentos”, afirmou o ligante.
Seixas disse ainda que a expectativa da parceria é criar um vínculo consistente entre a equipe multiprofissional da UPA e os ligantes. “Com uma comunicação direta, podemos contribuir na criação de estratégias para otimizar e agilizar o processo dos atendimentos, elucidando o paciente sobre o funcionamento do serviço ofertado na Unidade”.
“Agradecemos essa oportunidade. Essa parceria somente foi possível devido a seriedade e compromisso do trabalho realizado pelas Ligas Acadêmicas, com o reconhecimento e o acolhimento da equipe da UPA”, finalizou o ligante.
Segundo o presidente da Fundação UnirG, Thiago Piñeiro Miranda, a regulamentação foi possível devida a parceria existente entre a Fundação e a Universidade de Gurupi – UnirG com a Prefeitura de Gurupi.
“Sabemos o quanto é importante para os alunos a regulamentação desses estágios. Há anos alguns deles já atuavam na Unidade, colaborando com os atendimentos, e somente agora terão as atividades documentadas, o que beneficiará ainda mais as ações práticas, eis que necessárias para a formação dos acadêmicos. Agradeço mais essa parceria com a Prefeitura de Gurupi, que fortalece o nosso dever de priorizar a qualidade do ensino, deixando os estudantes aptos ao mercado de trabalho”, finalizou o presidente.