UnirG celebra mais de 20 anos de Cidadão Universitário

27 de Março de 2023

Com o tema Solidariedade que transforma, a Universidade de Gurupi – UnirG lança o regulamento da 41ª edição do Projeto Cidadão Universitário. As atividades da gincana estão abertas e seguem até 16 de abril, em Gurupi. A ação conta com a participação de calouros, veteranos, professores e a comunidade local.

A gincana promove provas de cunho social, cultural, esportiva, enigmas, relâmpago e surpresas. O projeto é pioneiro no Tocantins e substitui o trote violento por integração e solidariedade.

Até o dia 14 de abril, às 12h, serão realizadas a arrecadação de alimentos não perecíveis e também, as doações de sangue e de medula óssea. Os alimentos serão entregues para a comissão organizadora, que conta com a parceria do Projeto Mesa Brasil, do Sesc.

A lista dos alimentos aceitos são: arroz (tipo 1 ou 2), feijão (tipo 1 ou 2), marcarão, óleo, café e açúcar, dentro do prazo de validade. Já, o sal e alimentos a granel não são aceitos, bem como qualquer tipo de farinha (mandioca, trigo, milho ou similares).

As doações de sangue e o cadastro de medula óssea são realizados mediante agendamento, de segunda a sexta-feira, no Núcleo de Hemoterapia de Gurupi, localizado na Rua 01, entre as avenidas Ceará e Pernambuco. O cadastro de medula óssea pode ser realizado no dia da doação de sangue ou nos dias em que houver ação do Hemonúcleo nos campi da UnirG, em datas a serem divulgadas.

De 10 a 12 de abril será o período da prova Quizz Universitário - perguntas e respostas, na Rádio da UnirG e Rádio Araguaia FM. As questões são sorteadas de maneira aleatória, envolvendo conhecimentos gerais e regionais.

As provas esportivas serão nos dias 15 e 16 de abril, com vôlei misto, vôlei de praia, futsal feminino e masculino, dentre outros.

“Essa 41ª edição será especial, consolidando mais de 20 anos de existência e de muito êxito, com incríveis resultados consolidados na sociedade e refletidos positivamente na cidade de Gurupi e região, por suas ações e características solidárias”, afirmou o organizador da gincana, o professor Valmir Fernandes de Lira.

Veteranos voluntários

Estão abertas até o dia 30 de março, o período de inscrição para os acadêmicos veteranos que desejam participar como voluntários nessa edição. O procedimento é feito pela Plataforma SEI, no link  Eventos. Os selecionados serão convocados para uma reunião onde será especificada a função que cada estudante exercerá na realização do Projeto. O veterano receberá certificado com 30 horas extracurriculares, na modalidade Extensão, pela atuação como voluntário no Projeto.

A organização do Projeto Cidadão Universitário e da equipe da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil da UnirG - Proecae.

Confira o Regulamento Geral e a ficha de inscrição para atletas, aqui