Acadêmicos recebem capacitação sobre novas plataformas de EAD

15 de Março de 2023

Entre os meses de fevereiro e março, o Núcleo de Ensino a Distância da UnirG (NED) ministrou capacitações para cerca de 300 alunos da Universidade de Gurupi. Os estudantes dos primeiros e segundos períodos receberam orientações para a utilização das novas plataformas digitais voltadas ao Ensino a Distância: Moodle e plataforma Sagah.

As capacitações foram direcionadas aos cursos que passaram por mudanças recentes nas matrizes curriculares e que trazem parte de sua carga horária em EAD, sendo eles: Educação Física, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis (cursos híbridos – até 40% à distância) e Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Engenharia Civil, Psicologia e Direito.

Nas oficinas, os acadêmicos aprenderam sobre o acesso à plataforma SEI, Moodle (novo Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA) e a utilização da plataforma Sagah, na qual são realizadas atividades de apoio ao ensino a distância, por meio das Unidades de Aprendizagem (chamadas de UAs), que devem ser cumpridas dentro dos mesmos prazos para 1º e 2º bimestre estipulados no calendário acadêmico. Nas disciplinas semipresenciais, as atividades presenciais valem 7,0 pontos e as atividades em EAD valem 3,0 pontos.

“É importante que os alunos estejam atentos aos prazos para cumprimento das atividades na plataforma Sagah. Para o primeiro bimestre, os acadêmicos devem concluir as Unidades de Aprendizagem até dia 01 de abril, e para o segundo semestre, o prazo final é 15 de junho”, explica a coordenadora do NED, professora Ma. Alessandra Duarte.

Em caso de dúvidas, os acadêmicos podem entrar em contato com o telefone WhatsApp (63) 98426 9054 (coordenação), (63) 98424 7022 (analista/suporte TI) ou pelo e-mail ned@unirg.edu.br.

Mudanças no Ensino a Distância

Em 2022, a UnirG deu início a uma nova fase no Ensino a Distância com a contratação e implantação de uma plataforma de conteúdos como suporte às aulas em EAD, a plataforma Sagah. Essa é uma solução educacional inovadora baseada em trilhas de aprendizagem, que oferece conteúdos didáticos e interativos.

Após a fase de treinamentos de professores e tutuores, o funcionamento teve início em agosto.

Acadêmicos do primeiros e segundos períodos utilizam a plataforma. São mais de 20 mil Unidades de Aprendizagem (UAs), que correspondem a conteúdos disciplinares e podem ser adaptados aos planos de ensino da IES. Apenas o curso de Medicina não utiliza o recurso, o que é vetado pelo Ministério da Educação (MEC).

“A implantação está sendo feita de forma paulatina. Os estudantes dos demais períodos continuam a utilizar o Google Classroom nas atividades a distância”, afirma a coordenadora do NED, professora Ma. Alessandra Duarte.

A contratação de tutores EAD também já está em andamento. Eles terão o papel de incentivar e auxiliar os acadêmicos nas atividades e uso da plataforma.

Tais mudanças visam fortalecer a oferta das disciplinas semipresenciais, além de preparar a Instituição para a implantação dos primeiros cursos 100% à distância, com previsão para início ainda em 2023.

Atualmente a UnirG oferece 52 disciplinas na modalidade semipresencial, com 38 professores, 09 tutores e 380 alunos.