Março Lilás: Clínica Escola de Enfermagem da UnirG oferece exame preventivo

15 de Março de 2023

Sábado, 18, será um dia dedicado aos cuidados com a saúde da mulher na Clínica Escola de Enfermagem da Universidade de Gurupi – UnirG. De 08 às 16h será realizada a coleta de citologia, exame preventivo contra o câncer de colo uterino.

O atendimento é gratuito e faz parte da campanha Março Lilás, que busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do exame preventivo.

De acordo com Amanda Pinheiro de Sousa, enfermeira da Clínica Escola de Enfermagem, a coleta é realizada em mulheres que já tenham iniciado atividade sexual, com idade entre 25 a 64 anos, conforme as recomendações do Ministério da Saúde.

“É importante que a coleta seja feita, pelo menos, cinco dias após o término do último ciclo menstrual e que a mulher não tenha tido relações sexuais nos dois dias anteriores. Também não deve fazer uso de cremes vaginais ou lubrificantes nesse período”, explica Amanda.

O atendimento pode ser agendado pelo telefone (63) 3612 7710. A Clínica Escola de Enfermagem está localizada na Rua K Padrão (ao lado da Unidade Básica de Saúde do Setor Pedroso).