Trabalho do Biotério contribui para pesquisas experimentais na UnirG

14 de Março de 2023

Um dos compromissos da Universidade de Gurupi – UnirG é a responsabilidade com o bem-estar dos animais criados e mantidos para pesquisa, no Biotério da Instituição. Atualmente o departamento abriga 97 ratos Wistar, de linhagem albina, espécie Rattus Novergicus, dos quais 67 estão em pesquisas.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Fábio Pegoraro, “a pesquisa utilizando animais é uma área importante da ciência que tem ajudado a salvar vidas e a avançar nosso conhecimento sobre o mundo atual. No entanto, é importante que os pesquisadores sejam éticos e responsáveis em relação ao uso de animais na pesquisa, garantindo que eles sejam tratados com respeito e cuidado”.

Pegoraro destacou ainda que, “a utilização de animais na pesquisa da UnirG só é realizada após ser aprovada pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-UnirG), que avalia se a pesquisa é cientificamente válida e se os animais estão sendo utilizados de forma ética e responsável”, abordou.

Pesquisas

Instituição conta com duas pesquisas em desenvolvimento com a utilização de animais. “Estudo dos parâmetros cardíacos e níveis glicêmicos de ratos diabéticos tratados com extrato da campomanesia pubescens” do pesquisador e professor Dr. Robson Ruiz Olivoto e “Bioprospecção do extrato da espécie siparuna guianensis na dislipidemia”, da professora Ma. Elizangela Sofia Ribeiro.

“É necessário conhecer as necessidades dos animais, o comportamento habitual deles, principalmente as motivações e percepções sensoriais para poder proporcionar uma vida mais confortável, desfrutando de bem-estar o maior tempo possível”, afirmou a médica veterinária do Biotério, Lara Geovanna.

A profissional frisou ainda que “existem leis necessárias e rígidas, além de profissionais que garantem a saúde e o bem-estar desses animais antes, durante e após o termino das pesquisas”, destacou.

Sobre o processo de produção, a médica veterinária explicou que no Biotério são mantidos machos separados de fêmeas para controlar a reprodução. “Contudo, de acordo com a demanda das pesquisas são montados ou não casais reprodutores, que serão responsáveis por aumentar a quantidade de ratos e assim atender a demanda das pesquisas. Temos atualmente 10 fêmeas e 10 machos reprodutores, cuja única função é a reprodução e manutenção da vida no Biotério”, disse ela.

O Biotério da UnirG está localizado no Campus II, na avenida Guanabara, entre as ruas 9 e 10, Centro. Gurupi/TO.