UnirG encerra Semana da Mulher com homenagens

10 de Março de 2023

Na tarde desta sexta-feira, 10, as servidoras da Fundação UnirG e da Universidade de Gurupi – UnirG participaram de mais um evento de encerramento das atividades em comemoração à Semana da Mulher, com homenagens a servidoras. O encontro ocorreu no auditório do campus Jacinto Nunes da Silva.

Entre os presentes estavam a reitora, Drª Sara Falcão, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Piñeiro Miranda, a Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Luana Nunes Garcia, representando a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, a gestora de Recursos Humanos, Aline Neves, o presidente da Associação dos Professores Universitários de Gurupi – Apug, Antonio Netto, o presidente da Associação dos Servidores da Fundação UnirG – Asaunirg, Walter Coelho.

O evento teve início com a apresentação musical preparada pelos professores da Casa de Cultura Maestro Othonio Benvenuto, Cibele Bormeo, Matheus Jonathan e Moisés Ribeiro que interpretaram as músicas “Maria, Maria” de Milton Nascimento e “Pausa” de Vicka.

O presidente da Apug destacou a importância e os desafios que a mulher ainda enfrenta. “Devemos recordar as conquistas e as lutas da mulher, além da reflexão sobre o que ela ainda falta alcançar. São lutas sociais, políticas e econômicas, dentro de uma sociedade machista e preconceituosa. A missão da Apug também é combater essa desigualdade”, disse o professor.

“A família UnirG está repleta de mulheres sábias, que estão edificando seus lares, famílias e ainda buscando romper as dificuldades da vida. Parabenizo todas as mulheres que contribuem para a construção da nossa UnirG commuita sabedoria”, falou o presidente da Asaunirg.

“Parabenizo à todas as mulheres. Estamos felizes por ver a UnirG dedicar não apenas um dia, mas uma Semana inteira de homenagens as nossas servidoras. A primeira presidente da UnirG foi uma mulher, a ex-deputada Dolores Nunes, um grande exemplo. Nada mais justo do que reverenciar as servidoras que são dedicadas aos trabalhos desempenhados para o crescimento da Instituição”, completou Thiago Miranda.

A gestora do RH revelou que a maioria dos funcionários da UnirG é do sexo feminino. “Somos mais de 400 mulheres, dedicadas com tudo que propomos a fazer. Não é nada fácil, mas sabemos que diante dos desafios sempre procuramos dar o nosso melhor”, declarou Neves.

“Estar à frente de qualquer pasta é de extrema responsabilidade. Temos sempre que provar nossa competência, infelizmente. Ainda temos muito o que conquistar, o número de feminicídio aumenta a cada ano, queremos ser respeitadas pelo nosso vestuário, nossas decisões e nossas escolhas”, falou Luana Nunes.

Sara Falcão falou dos desafios de ser reitora de uma das principais Universidades do Tocantins. “É gratificante representar a UnirG que tem uma comunidade com quase cinco mil pessoas. Porém o grande desafio é alcançar a confiança de todas essas pessoas sobre a nossa gestão, quem tem o intuito de fazer uma Universidade cada vez melhor. Depois que me tornei reitora, me transformei muito, sou uma nova pessoa, aprendi bastante como mulher, como profissional e como ser humano”, finalizou.

Na ocasião, três servidoras que possuem mais tempo na história da Instituição foram homenageadas. A Prefeita de Gurupi e professora da UnirG, Josi Nunes, foi admitida em 1986, a servidora Neureny Martins dos Santos, admitida em 1988 e a professora, Ma. Edna Maria Cruz Pinho, admitida em 1999.

Palestra

Ao final, a médica psiquiatra e egressa da UnirG, Drª  Éllyda Izídio, ministrou sobre “Gerenciamento de emoções”. Segundo a médica, a mulher precisa entender que ela é a protagonista da sua própria história.

“Muitas vezes agimos como coadjuvantes porque alguém vai ditando o Norte para nós. Precisamos saber identificar o caminho e priorizar aonde queremos chegar, colocar entusiasmo e não esquecer de descansar. As pausas são necessárias para recarregar nossas energias para continuar a nossa história”, finalizou Éllyda Izídio.

O Dia Internacional da Mulher, 08 e março, foi celebrado na UnirG com diversas ações, palestras, atendimentos estéticos dedicados as servidoras e as professoras, no decorrer de toda a Semana.

Redação: Giselli Raffi

Fotos: Lino Vargas - Secom/Gurupi