Clínica Escola de Odontologia da UnirG firma parceria para atendimento a indígenas da etnia Atikum

08 de Março de 2023

Até sexta-feira, 10, indígenas da etnia Atikum receberão diversos atendimentos na Clínica Escola de Odontologia da Universidade de Gurupi, a partir de uma parceria firmada entre a UnirG e o Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins - DSEI/TO. Os indígenas moram em contexto urbano, nas cidades de Gurupi, Paraíso do Tocantins e Lagoa da Confusão.

De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia, Ma. Juliana Sganzerla, cerca de 50 adultos receberão atendimentos na área de Atenção Básicas, que envolve procedimentos como restaurações, cirurgias, limpezas e periodontia (tratamento na gengiva). “Caso haja necessidade de um atendimento mais complexo em outras especialidades, será feito o agendamento para que o paciente retorne em outra data”, explicou. Ainda conforme a coordenadora, alunos e professores de Odontologia já fizeram diversos atendimentos em aldeias da região sul do Tocantins em anos anteriores. O curso trabalha ainda para que, em 2023, seja implantado um Centro de Especialidades Odontológicas Indígena na UnirG.

“O Distrito Sanitário Especial Indígena, conforme o Decreto nº 11.098, de 20 de junho de 2020, atende as pessoas em terras indígenas, por isso não dispomos de estrutura para fazer atendimentos em contexto urbano. Mas a partir dessa importante parceria que temos com a UnirG, esses serviços estão sendo ofertados para a comunidade Atikum, contribuindo com a qualidade de vida dessas pessoas”, disse Karla Sabrina Nascimento, responsável técnica de Saúde Bucal do DSEI/TO.

Ela complementou ainda, que “o curso de Odontologia da UnirG sempre tem aberto as portas para o atendimento ao povo indígena, o que contribui para a redução da perca dentária e com a assistência de qualidade na área de saúde bucal”.

Para a coordenadora de estágio do curso de Odontologia da UnirG, Ma. Sonia Maria Paiva Torres, a UnirG está situada em uma região com diversos povos tradicionais, o que reforça a importância das parcerias que possibilitam o atendimento a essas comunidades.

“É relevante oferecer aos nossos acadêmicos uma formação ampla, que os qualifique para o atendimento aos indígenas ou quilombolas, por exemplo, diante das particularidades dessas populações. Essa parceria com o DSEI permite que nossos alunos tenham uma experiência diferenciada, ao mesmo tempo em que podemos oferecer um atendimento mais especializado, que nem está disponível nas aldeias”, destacou a professora Sônia.

Na visão da estudante Poliana de Almeida Pimenta, do 8º período de Odontologia, receber os indígenas na Clínica Escola é mais uma oportunidade de aprender e praticar o conhecimento já adquirido durante a sua formação acadêmica.

“Um bom atendimento começa quando temos empatia, quando dedicamos tempo e compartilhamos o que sabemos. Aqui, nosso foco é atender essas pessoas, ensinar bons hábitos de higiene oral, mas também estabelecer conexão e aprender com eles. Certamente é um projeto que irá ajudar em nossa formação”, disse a estudante.

O grupo indígena Atikum-Umã é originado na região das serra das Crioulas e Umã, nos limites do atual município de Carnaubeira da Penha, Pernambuco. Eles chegaram ao Tocantins há cerca de 20 anos e lutam pela demarcação de território. Atualmente, mais de 130 famílias Atikum residindo no Tocantins.

Para Márcio Pereira da Silva, cacique do povo Atikum no Tocantins, “o atendimento em saúde, especialmente odontológico, é uma demanda muito importante pois muitas pessoas não teriam condições de custear ou fazer o tratamento em outra localidade. Essa parceria entre a universidade e o DSEI veio nos ajudar muito”.

Os atendimentos tiveram início segunda-feira, 06, com a presença de Ivan Suzawre Xerente, Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Tocantins - CONDISI/TO; Haratumá Warasi Maurerri Javaé, Secretário Executivo do CONDISI; Maria Otília Pereira Lima, Chefe da Divisão de Atenção a Saúde Indígena – DIASI; Yuri Couto Viana, enfermeiro e responsável técnico; Gisele Pereira Barros e Isabella Carmo Pinheiro Nolasco, cirurgiãs dentistas; e Cátia Sirene Ribeiro de Sousa, Auxiliar de Saúde Bucal. O grupo de colaboradores atua no Polo Base de Saúde Indígena de Formoso do Araguaia (TO).