Ambulatório da UnirG atendeu cerca de cinco mil pessoas no último ano

28 de Fevereiro de 2023

Adriana Rodrigues, mãe de Valentina, de dez meses de idade, realizou todo o pré-natal e faz o acompanhamento da filha desde o nascimento, no Ambulatório de Saúde Comunitária da Universidade de Gurupi – UnirG. Só em 2022, a unidade atendeu aproximadamente 5 mil pacientes em 19 especialidades médicas.

“Já passamos por várias consultas em diversas áreas e percebo o quanto é humanizado o atendimento no Ambulatório da UnirG. O paciente é acolhido desde a recepção até o consultório médico, de onde saímos sempre satisfeitos”, relatou Adriana Rodrigues.

As consultas são gratuitas e ocorrem nas áreas médicas de cardiologia, cirurgia vascular, cirurgia geral, clínica médica, dermatologia, endocrinologia e metabologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia e obstetrícia, infectologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, reumatologia e urologia.

No local atuam 28 médicos que são professores do curso de Medicina da Instituição. Os atendimentos contam com a participação de acadêmicos do 3º ao 8º períodos do curso, por meio do estágio supervisionado e de estudantes do Internato, do 10º ao 12º períodos. Em 2022, 989 acadêmicos atenderam no Ambulatório.

Os serviços ofertados incluem triagem (anamnese realizada pelos alunos); consultas (professor e aluno); biópsia de pele e inserção de DIU's. “Em alguns casos, na especialidade de cirurgia vascular, o professor realiza a troca de curativo e em outras situações, mais esporádicas, o professor de cirurgia geral também faz a retirada de lipoma”, explicou a enfermeira Kamila Dias.

Para a acadêmica do 8º período de Medicina, Neslayne Louise Campiol, “o Ambulatório é um dos nossos espaços de ensino-aprendizagem mais abrangente. É onde temos a oportunidade de aprimorar a anamnese, aprofundar a relação médico-paciente, conhecer na prática as diferentes especialidades, fornecer orientações de promoção e prevenção, além de ser um local para fins de pesquisa e extensão”, comentou a estudante.

Andressa de Sousa Sampaio, do 7º período de Medicina também relatou que “as práticas realizadas no Ambulatório são essenciais para a formação. São consultas gratuitas e a abrangência ultrapassa a população de Gurupi, atendendo ainda, as cidades circunvizinhas. É ensinado a cada aluno como deve se portar diante dos pacientes, como atendê-los e realizar pequenos procedimentos. Todas as consultas são orientadas pelo professor médico, dando. Esse é o contato mais próximo que o acadêmico tem com o paciente, o que gera uma gama de possibilidades para que possamos aprender”, destacou.

Agendamentos

Conforme o gestor do Ambulatório da UnirG, Jairo Rodrigues, “Há especialidades que são de livre demanda, como ginecologia, semiologia (clínico geral) e infectologia, em que o paciente pode fazer o agendamento por telefone ou pessoalmente”, frisou.

Rodrigues acrescentou ainda que “as demais especialidades são agendadas por meio de encaminhamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Os pacientes das cidades vizinhas são marcados por meio da secretaria de regulamento do município de origem que entra em contato com a Semus/Gurupi e esta, por sua vez, encaminha para o Ambulatório”.

Jairo Rodrigues relatou ainda que desde há um ano passado foram iniciados os agendamentos no sistema eletrônico e consolidando a parte de atendimentos pelo sistema digital (prontuário eletrônico). “A partir do primeiro semestre deste ano os atendimentos passam a ser totalmente informatizados. O Ambulatório tem uma importância muito grande na formação e no ensino-aprendizado dos acadêmicos como benefícios para toda a comunidade de Gurupi e região. Aqui ofertamos especialidades dentre as quais, algumas não são oferecidas pelo município”, destacou o gestor.

Além das consultas médicas a unidade realiza campanhas de prevenções contra o câncer: outubro rosa e novembro azul.

O Ambulatório de Saúde Comunitária da UnirG está localizado na avenida Bahia, entre as ruas 3 e 4. O atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. O contato telefônico é (63) 3612-7640.

Redação: Luciene Marques