UnirG comemora 38 anos, com recepção aos novos acadêmicos

16 de Fevereiro de 2023

Em uma noite festiva, os ingressantes do primeiro semestre de 2023 da Universidade de Gurupi – UnirG foram recepcionados no Aulão de Boas-vindas. O evento foi realizado ontem, 15, no Centro de Convenções Mauro Cunha, em Gurupi.

“É um momento muito importante, quando a UnirG celebra 38 anos. Mais uma vez agradecemos a todas as pessoas que confiam em nossa Instituição e que escolheram essa universidade para se qualificarem para o mercado de trabalho”, disse a Reitora da UnirG, Drª Sara Falcão.

“A cada semestre damos continuidade à nossa missão de formar profissionais que irão contribuir com a sociedade. Demonstra a credibilidade que a população tem em nosso trabalho”, destacou o presidente da Fundação UnirG”, Thiago Miranda.

Os estudantes foram apresentados aos gestores da Instituição, Pró-reitores, Vice-reitor, coordenadores dos cursos e aos representantes do Diretório Central do Estudantes (DCE)

O Secretário de Juventude e Esportes de Gurupi, Sérgio Vieira Marques, representou a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes. Ele lembrou a história de criação da UnirG até os dias atuais, e transmitiu uma mensagem de otimismo e perseverança. “Antes as pessoas precisavam sair de Gurupi para estudar mas, com a criação da UnirG, hoje a nossa cidade que recebe pessoas de todas as regiões do País. Aproveitem a oportunidade que vocês estão tendo, ouçam seus professores, sejam espelho e referenciais de sucesso para as próximas gerações de estudantes que por aqui passaram”, disse o Secretário.

Uma dessas pessoas que buscou a cidade de Gurupi para conquistar o sonho da graduação, foi a estudante Ana Júlia Araujo, 18 anos, que veio do Estado do Pará para estudar Psicologia na UnirG. “Há quatro anos eu comecei a trabalhar com as crianças e percebi, na prática, como as famílias e a escola necessitam de apoio para fazer um processo de inclusão de crianças com deficiências ou que necessitam de algum suporte. No curso de Psicologia eu desejo me capacitar, aproveitar ao máximo as experiências, para que eu possa lutar para promover cada vez mais a inclusão em escolas”, disse ela.

Na ocasião, a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Ma. Mireia Aparecida Bezerra, agradeceu a presença dos estudantes e desejou boas-vindas a todos os ingressantes.

Transformação e solidariedade

O professor Me. Valmir Fernandes de Lira, promoveu um bate-papo com os estudantes sobre a “Universidade que transforma”. Ele falou sobre os desafios da jornada acadêmica que os estudantes devem vivenciar e sobre o crescimento humano e profissional decorrente desse processo.

Ele destacou ainda a importância da proatividade, da persistência e do aprimoramento de habilidades importantes para o profissional que almeja o sucesso, como as soft skills e hard skills.

A solidariedade também será o tema da 41ª edição do projeto Cidadão Universitário, a gincana que mobiliza a comunidade acadêmica da UnirG em prol da solidariedade. Em breve, mais informações sobre o projeto serão divulgadas.