Pesquisadores recomeçam trabalhos na Ilha do Bananal

13 de Fevereiro de 2023

No último fim de semana, pesquisadores e estudantes do Projeto de Pesquisa (Multi) Letramentos: Contribuições para o Ensino, estiveram na aldeia Canuanã, na Ilha do Bananal. Esta foi a primeira visita de campo de 2023 ao povo Javaé.

O objetivo da ação foi apresentar à comunidade da Escola Indígena Tainá os novos integrantes do projeto. Também foram realizadas coletas de dados para as pesquisas, rodas de conversa com os professores e estudantes sobre o diagnóstico do ano anterior e as perspectivas para este ano, além de documentação fotográfica e audiovisual.

Para a coordenadora do projeto, a professora e pesquisadora da UnirG, Dra. Marcilene de Assis Alves Araujo “Esse momento com os indígenas da aldeia Canuana foi muito construtivo pois buscávamos um feedback quanto às ações realizadas em 2022, além de um planejamento conjunto para 2023 e, na reunião, pudemos ouvir de toda a equipe da escola Tainá o quanto é importante nossa inserção com práticas de multiletramentos, destacando o efeito positivo que nossas ações promoveram”.

A coordenadora mencionou ainda que, “a equipe apresentou a proposta de trabalho e os indicadores para as atividades deste ano e, conjuntamente, chegamos a conclusão das demandas necessárias, como:  alfabetização das crianças; capacitação para os professores, projeto de vida; direito das mulheres indígenas; libras; saúde mental (suicídio), pintura criativa, organização de exposição da arte indígena e mais um intercâmbio entre alunos indígenas com os alunos do Centro de Ensino Médio Bom Jesus”, frisou Araujo.

A professora relatou que a visita permitiu reafirmar a importância da integração com a população da comunidade estudada. “A receptividade dos Javaé com as práticas desse projeto, bem como com os novos integrantes nos assegura que, apesar de todas as dificuldades, estamos avançando no propósito de fortalecimento, manutenção e valorização das tradições desse povo”,

O pesquisador e professor da UnirG, Me. Rafael Silva Oliveira é um dos novos integrantes do projeto. Ele comentou sobre a importância da ação para a construção de novas perspectivas e trabalhos para o projeto. “Ouvir as demandas da própria comunidade escolar, a partir dos desejos e das vivências deles é algo fundamental, pois só assim conseguimos cumprir os objetivos desse trabalho etnográfico”, pontuou.

O projeto

O projeto (Multi) Letramentos: Contribuições para o Ensino existe na Universidade de Gurupi-UnirG desde fevereiro de 2022. Atualmente, a instituição realiza a pesquisa por meio de parcerias com a Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT, o Instituto Federal do Tocantins – IFTO, Diretoria Regional de Ensino - DRE e o Centro de Ensino Médio Bom Jesus em Gurupi (TO).

A documentação fotográfica e mais informações sobre o projeto podem ser acessadas em uma página de Instagram criada recentemente (@multiletramentos_pesquisa).