Semana Pedagógica: Fábio Pegoraro fala sobre escolha de periódicos para publicação de pesquisa

27 de Janeiro de 2023

Na tarde de hoje, 27, professores e servidores da Universidade de Gurupi – UnirG, participaram da palestra “Como escolher periódicos para publicar minha pesquisa?”, ministrada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Instituição, Dr. Fábio Pegoraro. A ação faz parte da Semana de Planejamento Pedagógico da UnirG, que teve início no último dia 24.

Conforme o pró-reitor, a Propesq manifesta em sua linha de ações, esses cuidados de recomendações aos pesquisadores da Instituição para auxiliá-los na escola de publicações científicas. “Publicar em uma revista científica de renome requer trabalhos de qualidade pois as revistas são bem criteriosas nas avaliações. No entanto, isso é essencial para o crédito do pesquisador”, relatou.

Pegoraro falou sobre a principal referência, que é a classificação Qualis/CAPES. “O Qualis é revisado periodicamente e tem sido considerado único para o período de avaliação. Não há como definir previamente a classificação Qualis de uma revista. A nossa recomendação é de sempre considerar o Qualis vigente e consultar os valores de JCR, SJR e SNIP, bem como a classificação SCIMAGO do periódico”.

O professor destacou ainda que, “o pesquisador deve estar atento quanto aos casos em que os periódicos estão nos limites de uma determinada faixa de classificação, pois é um risco na produção científica, perdendo todo seu esforço na pesquisa”.

O encerramento da Semana de Planejamento está previsto para ocorrer a partir das 16h30 no pátio do Bloco D, do Campus I. O evento contou com palestras, oficinas, atividades de planejamento e minicursos.

Fotos: Lino Vargas (SECOM Gurupi)