Novas atividades acadêmicas são discutidas na Semana de Planejamento Pedagógico

25 de Janeiro de 2023

No primeiro semestre de 2023, a Universidade de Gurupi inicia a implantação de novas atividades nos cursos de graduação. O assunto foi tema no segundo dia de programação da Semana de Planejamento Pedagógico, que reúne professores e servidores até sexta-feira, 27, no campus Jacinto Nunes da Silva. Na manhã de hoje, 25, a Pró-reitora de Graduação, Drª Rise Rank, detalhou as diferentes atividades que serão implementadas.

A partir das novas matrizes curriculares dos cursos de graduação, as disciplinas de Iniciação Científica, Metodologia Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, além dos Projetos de Pesquisa estarão alinhadas. Os alunos de vários cursos estudarão juntos, conforme o Núcleo Comum e Áreas Básicas, favorecendo o nivelamento em disciplinas básicas de cada área.

“É um formato que favorece a interdisciplinaridade e amplia as oportunidades do aluno de conhecer os outros lados da universidade, como empreendedorismo, extensões e ações sociais”, disse Rank.

A Integração Universidade Serviço e Comunidade (IUSC) será implementado como conteúdo programático, visando a formação cidadã do acadêmico com foco na resolução de problemas.

Outra novidade é o ExaP, um exame de progressão semestral, com o valor de 1 ponto na média no segundo bimestre do acadêmico. A prova única será composta de questões de conhecimentos gerais (Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Atualidades, Leitura de Imagens, gráficos e figuras). “O exame deve ser um instrumento que auxiliará o estudante a identificar em quais áreas ele está tendo evoluções ou que ele necessita de suporte para melhorar o seu aproveitamento”, explica a Pró-reitora.

O Núcleo de Eventos fez um levantamento da programação geral de eventos de cada curso e dos eventos institucionais. “O objetivo é otimizar os recursos e promover a maior integração dos cursos”, complementa Rank.

Na oportunidade, a professora Drª Herta Ribeiro, falou aos presentes sobre interdisciplinaridade nos cursos da saúde da Universidade de Gurupi, a partir da pesquisa desenvolvida por ela em sua tese de doutorado em Saúde Pública, defendida em janeiro desse ano, na Universidade Federal do Ceará (UFC).

A programação completa do evento segue a tarde, com reuniões entre coordenadores e professores de cursos para o planjeamento. A partir das 19h, o professor Gustavo Hoffman irá ministrar a palestra "Ensino híbrido e inovação: os novos desafios da educação diante dos avanços tecnológicos e da revolução digital", pelo Google Meet (acesso pelo link: https://meet.google.com/hdgxmhq-awq).  A programação completa do evento pode ser lida aqui