Acadêmicos de Engenharia Civil da UnirG elaboram projetos de reforma para moradoras de Gurupi

22 de Dezembro de 2022

Uma ação da disciplina de Projeto de Arquitetura, do curso de Engenharia Civil da Universidade de Gurupi – UnirG, contemplou duas cidadãs gurupienses com projetos de reforma e ampliação residencial. A atividade ocorreu neste mês, com toda a turma do 8º período do curso, que apresentou as propostas para a aprovação das clientes. Os vencedores foram os acadêmicos Alan Monteiro, Tássio Rodrigues, Luiz Henrique e Luiz Fernando.

Cristiane Rodrigues é moradora do Setor Jardim dos Buritis e Lucimaria Castro, reside no Park dos Buritis. “A apresentação para a cliente Cristiane foi feita presencialmente em sala de aula, onde os acadêmicos fizeram a exposição impressa e em power point. Para a cliente Lucimaria foi feito de forma on-line porque no dia marcado ela não pode comparecer, então as demonstrações foram pelo google meet”, relatou a professora responsável pela disciplina e idealizadora da ação, Ma. Camila Ribeiro.

A professora destacou ainda que os projetos utilizaram a tecnologia BIM - Building Information Modeling que significa Modelagem de Informação da Construção. Refere-se a um software com um conjunto de informações criadas e mantidas durante todas as etapas da construção de uma obra. “ Com a BIM os projetos ficaram mais humanizados, dessa forma as clientes conseguiram visualizar melhor as propostas e analisar se adequavam aos seus programas de necessidades”, frisou.

“A cliente Cristiane solicitou uma área de lazer, um quarto para a filha, um escritório, realocação da área de serviço e uma garagem para veículo pequeno, além de alteração da fachada. Já a Lucimaria solicitou um espaço de lazer e mais ventilação na área de serviço. Todas as necessidades foram atendidas. Além dos projetos, as clientes receberam o memorial descritivo e um relatório técnico das condições de habitabilidade da edificação”, mencionou a professora.

Cristiane Rodrigues relatou que o diferencial do projeto escolhido foi desde a abordagem dos acadêmicos, o modo de apresentação, os detalhes e as dicas que recebeu durante todo o processo. “Ter participado dessa ação de reforma foi gratificante porque tive a oportunidade de ter o projeto da minha casa, do jeito que eu sempre sonhei e ficou lindo. A previsão é de que nos próximos meses começo a reforma, que farei aos poucos. Só tenho a agradecer aos acadêmicos e a professora por todo empenho e esforço”, disse.

Para o aluno Tassio Rodrigues, “a disciplina de arquitetura nos proporcionou pela primeira vez, um contato direto com uma cliente de verdade, foi excitante e ao mesmo tempo desafiador, pois pela primeira vez fomos tratado de fato como engenheiro civil. Cada etapa do projeto foi ficando mais difícil, até então concluirmos tudo. Porém, no final foi muito gratificante, tanto por ter sido escolhido pela cliente, como por ter certeza que fizemos um bom trabalho”, afirmou o estudante.

Camila Ribeiro destacou também, que o objetivo da atividade foi de integrar a teoria com a prática, fornecendo aos acadêmicos a experiência de conviver e atender um cliente real, além de contribuir com a sociedade por meio do conhecimento. Como os projetos são realizados sob orientação semanal, todos ficaram muito bons, os acadêmicos se dedicam muito, o que diferencia na escolha do cliente é apenas a forma de apresentação ou mesmo pequenos detalhes, de maneira geral, os acadêmicos estão aptos a integrar o mercado de trabalho na área de projetos arquitetônicos”, avaliou a professora.

A seleção das clientes ocorreu pelas redes sociais da professora, sob os critérios de disponibilidade de participação nas reuniões, apresentações e visitas técnicas.

Redação: Luciene Marques

Fotos e ilustrações do projeto: divulgação