Startup sediada na Incubadora Inovo visita instituições na Alemanha visando parcerias

16 de Dezembro de 2022

Representantes da biofábrica Novaplanta, uma das startups instaladas na Incubadora Inovo da Universidade de Gurupi – UnirG, estiverem na Alemanha, de 05 a 09 de dezembro, com o objetivo de estabelecer parcerias com instituições alemãs. A Novaplanta foi uma das quatro empresas selecionadas, entre 87 inscritas, no edital do projeto Amazônia: bioeconomy connections, lançado pela Embaixada do Brasil em Berlim.

Após a seleção, os representantes das empresas selecionadas receberam mentorias de um técnico da Universidade Técnica de Munique (TUM) sobre o mercado de investimentos local. Também foram viabilizadas visitas a organizações que atuam em áreas de interesse da Novaplanta, que é uma biofábrica de produção de mudas in vitro em viveiro e pesquisas científicas.

“A oportunidade de estabelecer contatos com entidades europeias foi fundamental para que pudéssemos visualizar outras oportunidades, além da proposta inicial da startup. Também foi possível conhecer melhor o potencial de trabalho das empresas alemãs em nossa área de interesse”, disse a professora Drª Susana Cristine Siebeneichler, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), sócia cotista da empresa.

Ainda segundo a professora Susana, na ocasião foram estabelecidos contatos para projetos futuros com instituições que financiam projetos voltados para negócios na área da Amazônia Legal. Também participou da visita a Ma. Kelly Cristine Gomes Gonçalves, chefe de Marketing da Novaplanta. Entre os locais que foram visitados estão Institute Federal Research Centre for Cultivated Plants e Freie Universität Berlin.

“A participação da Novaplanta é resultado de um trabalho da Incubadora Inovo, que se propõe assessorar as empresas incubadas para desenvolvimento e expansão de suas atividades empresariais. Essa foi uma startup se destacou em 2022, foi além do mercado nacional, e ampliou seu projeto com parceira internacional na Alemanha. A mentoria obtida agregou maior conhecimento e novas oportunidades de negócios”, disse a professora Alessandra Martins Correia, coordenadora administrativa da Incubadora Inovo da UnirG.

“Ter uma empresa local em uma ação da Embaixada do Brasil na Alemanha é prospectar o potencial de bionegócios de Gurupi, do Tocantins e do Brasil. Cremos que essa ação da Novaplanta traga importantes resultados ao Ecossistema de Inovação da Região da Amazônia Legal”, frisa a Ma. Adriana Terra, coordenadora do Programa Inova Gurupi e do CDR Sul/TO.

O projeto Amazônia: bioeconomy connections visa facilitar o estabelecimento de intercâmbio entre iniciativas brasileiras voltadas para a bioeconomia no bioma amazônico e parceiros econômicos e/ou técnico-científicos na Alemanha. É voltado para iniciativas empreendedorismo ligadas à geração de inovação.