Empossados os coordenadores de cursos da UnirG para o biênio 2023-2024

14 de Dezembro de 2022

A cerimônia de posse dos novos coordenadores de curso e de estágio da Universidade de Gurupi - UnirG foi realizada hoje, 14, no auditório do campus Jacinto Nunes da Silva.

Além das autoridades que compuseram a mesa de honra, estiveram presentes o vice-reitor, Me. Jeann Bruno Ferreira; o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Fábio Pegoraro; a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Ma. Miréia Aparecida Bezerra; a Pró-reitora de Graduação, Drª Rise Rank; além de Secretários Municipais.

A solenidade foi aberta com uma apresentação dos professores da Casa de Cultura Maestro Othônio Benvenuto, Moisés Ribeiro e Matheus Jonathan.

A Drª Sara Falcão de Souza, Reitora da UnirG, concedeu a posse aos coordenadores eleitos pela comunidade acadêmica e também aos que foram indicados pelos Conselhos de cada curso.

“É um momento muito importante, em que temos o início de uma nova fase. Estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso de, juntamente com a Reitoria e com os coordenadores, trabalhar para que a UnirG possa continuar melhorando”, disse o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda.

O Secretário de Juventude e Esportes, Silvério Filho, representou a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e cumprimentou os novos coordenadores. “Estamos felizes com o crescimento da UnirG. Temos certeza da importância do trabalho dos professores que agora assumem esses cargos, pois terão um papel fundamental no projeto de fortalecer ainda mais a Instituição”, ressaltou.

“A missão dos professores é ajudar muitas pessoas a trilhar o caminho do sucesso. Que a UnirG continue sua jornada, sendo uma referência nacional em qualidade”, destacou o Secretário Municipal de Educação, Davi Abrantes.

Ivanilson Marinho, que representou os vereadores de Gurupi, frisou a disposição do Poder Legislativo em discutir as pautas que envolvem a Instituição, e desejou sucesso aos novos empossados no trabalho a ser desenvolvido nos próximos anos.

A Reitora Sara Falcão encerrou a solenidade parabenizando a comunidade acadêmica pela consolidação da democracia na Instituição, e agradeceu o empenho dos ex-coordenadores que deixaram seus cargos recentemente. Ressaltou ainda o esforço de docentes, servidores e alunos que possibilitou a continuidade das atividades acadêmicas, mesmo com as medidas restritivas adotadas em decorrência da pandemia da Covid-19.

Ela destacou ainda que os coordenadores são pessoas que fazem parte de um projeto de construção de uma UnirG que faça diferença na sociedade. “Devemos contribuir para o desenvolvimento de outra realidade, que garanta o acesso das pessoas ao ensino superior, formando profissionais que busquem soluções para os problemas coletivos”, disse.

Desafios e experiências

A professora Ma. Edna Pinho assume a coordenação de estágio do curso de Pedagogia pela segunda vez, porém, já esteve na função e coordenadora de curso por outras duas vezes.

Segundo ela, o trabalho dos coordenadores é de grande relevância, pois a boa gestão de um curso de graduação soma pontos para universidade, e isso também vem acompanhado de grandes desafios e responsabilidades.

“Manter uma Universidade funcionando com o padrão de excelência que é exigido, requer que todos os setores trabalhem com afinco. O trabalho do coordenador demanda tempo e um conhecimento multidimensional de todo o processo. A todo o tempo o coordenador precisa dialogar com a administração da Instituição e perceber aquela que é parte mais refinada de todo o processo: as necessidades dos alunos e dos professores. Tudo isso deve servir para que o acadêmico não só tenha acesso ao ensino, mas também permaneça e tenha êxito recebendo uma formação de qualidade”, explicou a professora.

Os coordenadores de curso e de estágio empossados para o biênio 2023-2024 foram:

Curso de Administração

Coordenador de curso: Me. Alexandre Ribeiro Dias

Coordenador de estágio: Me. Rômulo Caldeira de Souza Maia

Curso de Ciências Contábeis

Coordenador de curso: Me. Gilberto Gomes de Amorim

Coordenador de estágio: Me. Victor de Oliveira

Curso de Direito

Coordenador de curso: Me. Gilson Ribeiro Carvalho Filho

Coordenadora de estágio: Ma. Maydê Borges Beani Cardoso

Curso de Educação Física:

Coordenador de curso: Dr. João Bartholomeu Neto