Curso de Letras entrega donativos para a Casa do Idoso de Gurupi

12 de Dezembro de 2022

A Casa do Idoso de Gurupi recebeu no último sábado, 10, a visita de alunos e professores do curso de Letras da Universidade de Gurupi – UnirG. Na oportunidade foram entregues donativos aos moradores, como ítens de higiene pessoal, além de alimentos. A ação é parte do projeto de extensão “Relatos de Memórias: desenvolvendo a sociointeração na terceira idade por meio de práticas linguageiras”. As doações foram recebidas pela gestora da Casa do Idoso, Neiva Norá.

De acordo com a professora Ma. Maria Wellitânia Oliveira, coordenadora do curso de Letras da UnirG, “o contato com os idosos em seu ambiente, proporcionou uma relação de solidariedade e respeito a cada um deles; despertou o interesse de jovens estudantes em querer contribuir com o trabalho realizado com os idosos, induzindo-os a promover campanhas solidárias em favor dos mesmos. Nesse sentido, a realização do projeto proporcionou a troca de informações e parceria entre as equipes da Casa do Idoso e o Curso de Letras da UnirG. Além de ter a oportunidade de colocar os conhecimentos teóricos em benefício social resgata um dos importantes papéis da academia: o da formação plena”.

Para o professor Me. Alexandre Peixoto, “a qualidade da formação acadêmica do aluno não deve ser medida pela quantidade de conhecimentos puros que eles ali adquiriram, mas pela forma com que aplicam esses conhecimentos na grande obra da construção humana e social, pela maneira como eles agem na difícil, mas edificante, missão de promover o bem. Assim, a formação acadêmica não deve cultivar apenas a quantidade de conhecimentos como padrão de honra, mas a qualidade e o sentido desses conhecimentos, aplicados na condução pedagógica do progresso da ciência, para o bem-estar social”.

No semestre passado, os acadêmicos participantes do projeto produziram uma coletânea de contos, a partir das histórias de vida narrada pelos idosos (saiba mais clicando aqui). Esse também é um dos objetivos do projeto, que é levar as histórias de vida dos internos para a comunidade em geral e sensibilizar a população para a realidade de vida dos internos da casa de longa permanência.