Acadêmicos de Enfermagem realizam teste de Covid-19 na UnirG

30 de Novembro de 2022

A Universidade de Gurupi em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária de Gurupi, realizou na manhã de hoje, 30, testes rápidos de Covid-19 para a comunidade acadêmica. A ação ocorreu nos campi Jacinto Nunes da Silva e no II, que contou com o apoio dos estudantes de Enfermagem da Instituição.

Conforme a reitora, Drª Sara Falcão, a iniciativa surgiu da Vigilância Sanitária que ofereceu para fazer a ação na UnirG. “A equipe contou com o suporte dos alunos de Enfermagem que estão dando suporte nas testagens. A Secretaria de Saúde forneceu os testes e essa parceria preza pela qualidade da saúde da nossa comunidade, com o intuito de manter o controle da doença em nossa cidade”, destacou a reitora.

De acordo com a preceptora e professora da disciplina Enfermagem Assistencial I, Bárbara Taise Barbosa Cunha, é muito importante para a formação dos acadêmicos a participação em uma ação que eles possam assimilar teoria e prática.

“Isso permitirá que os estudantes desenvolvam estratégias quando forem desenvolver atividades profissionais. Saberão como atuar, conforme a identificação dos problemas reais sendo uma forma de aperfeiçoar a prática com a teoria, contribuindo para os resultados fidedignos, não somente agora, como também quando desenvolverem atividades laborais prevenindo complicações na saúde das pessoas”, destacou a professora.

Os exames foram feitos com a colaboração de estudantes do 8º período de Enfermagem. “A ação contribui ainda, para identificar precocemente pacientes positivos assintomáticos e sintomáticos, intervindo de forma qualificada e hábil, tendo em vista o crescimento do número de casos da Covid-19 não somente em Gurupi, mas em todo o País”, acrescentou a professora.

Durante a ação foram realizados 80 testes e identificados dois casos positivos de Covid-19.

Redação: Giselli Raffi

Fotos: Francisco Donato