UnirG e PUCPR estabelecem parceria para nucleação de programas Stricto Sensu

29 de Novembro de 2022

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade de Gurupi – UnirG, Dr° Fábio Pegoraro, esteve recentemente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. O intuito da visita foi para estabelecer uma parceria com o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas - PPGEPS da Universidade, para a realização de programa de Doutorado Interinstitucional – Dinter na UnirG.

Segundo Pegoraro, o Doutorado será em Engenharia de Produção e Sistemas com Áreas de Concentração em Modelagem, Controle e Automação de Sistemas, Projeto, Implementação e Gestão de Sistemas e Redes de Operações, Modelos de Apoio à Tomada de Decisão.

Apesar do programa ser classificado na Capes como engenharias III, a Engenharia de Produção e Sistemas tem entrado em diversos campos do conhecimento, tais como, saúde, educação, direito, gestão, entre outros”, disse.

O pró-reitor disse ainda que, o campo é bastante interdisciplinar, abrangendo o ‘estado da arte’ de diversas áreas do conhecimento. “Por exemplo, um pesquisador na área do Direito poderá trabalhar com direito digital, onde irá envolver conhecimentos sobre sistemas. Um pesquisador na área da saúde poderá desenvolver processos de tomada de decisão utilizando inteligência artificial, entre outros”, completou.

Dinter

O programa de Doutorado Interinstitucional – Dinter terá de 20 a 24 vagas e o processo de seleção de alunos deverá iniciar em janeiro 2023, com início das aulas para final de março.

As aulas ocorrerão no campus da UnirG em Gurupi – TO, ministradas pelos professores da PUCPR.

Os professores da Instituição com publicações científicas poderão atuar no programa de doutorado. “Nossos docentes com publicação científica em periódicos relevantes e que está sendo citada pelas comunidades científicas, poderão atuar como orientadores e coorientadores. Desta forma, o doutorado neste formato, possibilitará aos nossos pesquisadores a melhorarem cada vez mais o impacto de suas pesquisas”, afirmou o Pró-reitor.

A PUCPR é considerada umas das melhores Universidades do Brasil e desponta no quesito pesquisa científica. Um terço da produção científica de qualidade na área de engenharias III é produzido pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR. “A Universidade tem ainda professores conhecidos mundialmente em seus ramos de atuação. Isso foi um quesito importante para nossa parceria”, finalizou Pegoraro.