Começa o II Seminário de Iniciação Científica

10 de Novembro de 2022

Na manhã de hoje, 10, professores e acadêmicos da Universidade de Gurupi – UnirG deram início as apresentações do II Seminário de Iniciação Científica (SIC), promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Durante todo o dia, a comunidade acadêmica discuti diversos temas de pesquisas, relacionados a área da Saúde e Educação. As atividades ocorrem no campus II e, à noite serão no auditório do campus I da Universidade.

Com uma programação diversificada, pela manhã a professora, Ma. Herta Maria Castelo Branco Ribeiro, deu início ao evento ministrando a primeira palestra do dia, sobre a “Elaboração de Projeto de Pesquisa”. Em seguida, a professora Ma. Rafaela de Carvalho Alves, falou da “Submissão ao Comitê de Ética e Pesquisa com seres humanos ou de animais”. Ambas são professoras da UnirG.

De acordo com a professora Herta Maria Castelo Branco, o Seminário tem como proposta central, valorizar a pesquisa na Universidade, como um elemento integrado a extensão e ao ensino, mas sobretudo como um fundamento propulsor do desenvolvimento do progresso cultural, científico e social da sociedade.

“Sobre a programação do evento, pensamos no proposito de subsidiar a elaboração de projetos de pesquisas, desenvolver os elementos necessários para que os aspectos éticos sejam preservados, além da demonstração das pesquisas em desenvolvimento na UnirG e os resultados destas propostas neste ano”, destacou a professora Herta Maria.

“A importância da pesquisa para o desenvolvimento social e os meios de financiamentos são o ponto alto de discussão deste evento. Isso, é fazer Universidade, sendo o celeiro de ideias onde se semeia as possibilidades de progresso, de melhoria da qualidade e vida da população e da sociedade”, completou.

Na parte da tarde, foi a vez dos bolsistas dos Programas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC) apresentarem os trabalhos. O Seminário é uma oportunidade das pesquisas desenvolvidas pelos discentes e docentes serem conhecidas por toda a Instituição.

À noite, das 19 às 22h, no auditório do campus I, a programação segue com as palestras Importância da Pesquisa para a Universidade: desafios e perspectivas da Universidade de Gurupi para os próximos anos”, ministrada pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa – Fapt, Drº Márcio Antônio da Silveira e “Financiamento e Sustentabilidade da Produção Cientifica: desafios e perspectivas da Universidade de Gurupi para os próximos anos”, com o professor da UnirG, Drº Robson Ruiz Olivoto.

Confira aqui a programação completa do II SIC.

Redação: Giselli Raffi