Estudantes de Medicina apresentaram trabalho no Congresso Mundial de Cardiologia

09 de Novembro de 2022

Após 24 anos, o Congresso Mundial de Cardiologia (World Congress of Cardiology) voltou a ser sediado no Brasil. Os acadêmicos de Medicina da Universidade de Gurupi - UnirG apresentaram recentemente uma pesquisa no evento que ocorreu no Rio de Janeiro (RJ). O Congresso é o maior e o mais importante acontecimento de Cardiologia no mundo com o objetivo de promover a saúde, a prevenção e o tratamento dos fatores de risco a fim de reduzir o impacto das doenças cardiovasculares.

O trabalho foi realizado pelos estudantes: Neslayne Louise Campiol, Andreisa Prieb, Thiago Santos Souza, Monique Veloso Lima e Nathalia Freire Gilo, que cursam o sétimo, nono e décimo primeiro períodos.

Conforme Neslayne Louise Campiol, a apresentação do trabalho foi sobre o “Estudo do Panorama das Hospitalizações por Infarto Agudo do Miocárdio entre as Regiões do Brasil de 2011 a 2021” (Study of the Overview of Hospitalizations for Acute Myocardial Infarction between the Regions of Brazil from 2011 to 2021).

“A pesquisa comparou as variáveis estudadas entre as cinco regiões do Brasil, como: a taxa de hospitalização, a taxa de mortalidade, os gastos provenientes dessa hospitalização e dias de permanência hospitalar. Todas elas sendo comparadas entre as regiões e com os dados nacionais, no Brasil em geral”, explicou.

“Além disso, participar e apresentar artigo científico em um evento dessa magnitude nos proporcionou um prazer imensurável e sentimento de dever cumprido. A produção científica tem uma função social de extrema importância, pois permite construir e compartilhar um conhecimento sólido e crítico capaz de transformar a vida da sociedade e contribui no desenvolvimento de nossas competências e habilidades enquanto acadêmicos e futuros médicos”, completou a estudante.

O Congresso Mundial de Cardiologia é realizado em conjunto com o 77º Congresso Brasileiro de Cardiologia (CBC), organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em parceria com a World Heart Federation (WHF).

"A apresentação do trabalho dos acadêmicos nesse Congresso Mundial comprova a importância e a qualidade das pesquisas que estão sendo realizadas pela Universidade de Gurupi", finalizou o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UnirG, Drº Fábio Pegoraro.

Redação: Gisellli Raffi