Participantes da UnirG na Sicteg são premiados

01 de Novembro de 2022

Na última sexta-feira, 28, foram encerradas as atividades da 8ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg). Acadêmicos, professores e servidores da Universidade de Gurupi – UnirG foram premiados com as apresentações de trabalhos, mostra cultural e jogos esportivos. Esta edição foi sediada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), durante os dias 26, 27 e 28 de outubro.

Com o tema: "Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil", o evento foi prestigiado por acadêmicos, autoridades políticas, pessoas ligadas ao desenvolvimento da ciência e tecnologia e comunidade em geral.

Conforme o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Drº Fábio Pegoraro, a Sicteg como o maior evento do Tocantins na área de ciência, tecnologia e inovação vem para coroar o que as Universidades, as áreas da pesquisa e da extensão, juntamente com o poder público municipal, estadual e federal, além das entidades privadas do setor produtivo e economia vem desenvolvendo.

“É importantíssima essa união para que possamos gerar um ecossistema inovador para a região, configurando uma região extremamente favorável para o desenvolvimento da tecnologia e da inovação. Isso move Gurupi para ser um polo de educação cada vez mais empreendedora e, principalmente, para uma economia mais qualificada” declarou Pegoraro.

O professor acrescentou ainda que, “nenhum ator consegue agir de forma isolada e a Sicteg da oportunidade de mostrar para a sociedade o que está sendo desenvolvido para gerar crescimento na nossa economia, gerar emprego e, consequentemente, gerar melhorias na qualidade de vida das pessoas”, avaliou o pró-reitor.

Extensão

A Instituição realizou ainda durante a Sicteg a 1ª Mostra de Extensão e os trabalhos vencedores foram conhecidos e premiados.

Na área de Educação, os vencedores foram: em primeiro lugar, Letramento Científico Isabel Auler: A Ciência Formando Cidadãos; em segundo, Projeto Cidadania com Alunos do Socioeducativo: Educação Como Processo de Transformação Social; em terceiro lugar, Espaço Criança: A Formação de Brinquedistas por meio do Atendimento de Crianças na UnirG.

Na Saúde os premiados foram: primeiro lugar, Saúde Emocional na Infância: Um Projeto de Extensão em Cinematerapia; em segundo, Epidemiologia e Cuidados Preventivos na Doença Renal Crônica de Adultos e Idosos Usuários do Serviço de Saúde Pública da Cidade de Gurupi-Tocantins: Relato de Experiência; em terceiro lugar, Saúde no Parque: Relato de Experiência.

Nos Direitos Humanos foram premiados dois trabalhos: Projeto NPJ nas escolas; e Os Reflexos da Pandemia no Âmbito Previdenciário.

Na área de Meio Ambiente o trabalho vencedor foi Meio Ambiente e Cidadania: A Experiência da Educação Ambiental na Comunidade Acadêmica da UnirG.

Mostra Cultural

A I Mostra Cultural deu espaço aos artistas ligados às instituições de ensino nas diversas linguagens da arte, como: música, teatro, dança, artes plásticas e literatura.

Na música, o primeiro lugar ficou com o Grupo Lira Jovem, seguido pelo Trio Adágio apresentados por alunos da Casa de Cultura Maestro Othonio Benvenuto da UnirG.

O professor de música da Casa de Cultura e componente do Grupo Lira, Moisés Ribeiro, ressaltou que o prêmio traz a sensação de realização por ver que o trabalho gera frutos e, principalmente, perceber a alegria dos alunos. “A premiação sem sombra de dúvidas, é um incentivo a mais para os alunos permanecerem na arte”, afirmou completando que a Mostra Cultural Sicteg foi um espaço muito importante e necessário.

Na literatura, o premiado foi Guilherme dos Anjos, com a poesia: “Da janela que eu vejo”. No Teatro, a UnirG levou o segundo lugar com a peça, “Amarcura”, de Fernando Oliveira.

Nas artes visuais, o primeiro lugar do pódio ficou com Gabriel Oliveira Cassimiro com a obra, “Natureza ilustrada pelas mãos de quem a vivencia”; segundo lugar foi para Henrique Viegas, com pintura em tela; e em terceiro lugar, Mateus Lima de Sousa com a obra “O contraste da insistência”.

Esporte

Outra novidade desta edição foi o campeonato esportivo realizado pelas ligas acadêmicas.

Na Sinuca, em primeiro lugar ficou a Atlética Justiceira, do curso de Direito e em segundo lugar, a Atlética Muralha, do curso de Engenharia Civil.

No vôlei de praia masculino, a Atlética Muralha, de Engenharia Civil, conquistou o segundo lugar. No xadrez, a Liga Acadêmica Justiceira, do Direito ficou em primeiro lugar.

Pesquisa

Também foram premiados os vencedores do XVIII Seminário de Iniciação Científica da UFT. Os três primeiros colocados poderão publicar o trabalho científico na íntegra, como artigo completo na Revista Cereus da UnirG.

Redação: Giselli Raffi

Informações: Heliana Oliveira