Suporte Básico de Vida é tema de minicurso de ligas acadêmicas na Sicteg

31 de Outubro de 2022

Na manhã do dia 28, as Ligas Acadêmicas de Cardiologia (LCOR) e Clínica Médica (LACM), do curso de Medicina, da Universidade de Gurupi – UnirG, realizaram o workshop sobre Suporte básico de Vida – BLS, na 8ª Sicteg.

O workshop sobre BLS foi orientado pela professora Dra. Anandra Pizzolato, com o objetivo de ensinar ao público geral como é possível, salvar a vida de uma pessoa com medidas básicas, sem a necessidade de um médico ou outro profissional da área da saúde por perto.

A acadêmica do 6º período do curso de Medicina, Letícia Antunes Spíndola participou da atividade e relatou que “a própria tradução do inglês Basic Suport Life - Suporte Básico a Vida, diz por si só a importância desse aprendizado, o qual habilita qualquer pessoa a dar assistência adequada aos pacientes em estado emergencial, ou seja, em parada cardíaca, nítida dificuldade respiratória e visível obstrução das vias aéreas. Desse modo, o curso ensinou as técnicas de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), habilitando para o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e para a aplicação das manobras de desobstrução de via aérea”, afirmou a estudante.

Já no final da tarde, a partir das 17h, a Liga de Emergências Médicas (LEM), promoveu o minicurso sobre Manobras de desengasgo.

As atividades das ligas acadêmicas na Sicteg foram produzidas em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) da UnirG.

Essa edição da Sicteg ocorreu no campus da Universidade Federal do Tocantins. Em 2023, o evento será na UnirG.

Redação: Luciene Marques