Ligas acadêmicas da UnirG promovem ações preventivas de saúde na 8ª Sicteg

28 de Outubro de 2022

O evento “Saúde em Foco” foi realizado ontem, 27, durante a programação da 8ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg). A ação ocorreu em parceria da Liga Acadêmica de Saúde Comunitária - Lasac e da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia – Laem, na sede da UFT, campus Gurupi.

“Saúde em Foco” teve como objetivo promover a saúde, abrangendo como público todos os participantes e colaboradores da Semana Integrada.

De acordo com a secretária do Conselho Superior de Ligas Acadêmicas da UnirG - Consul, Andressa Sampaio, os ligantes foram devidamente treinados e capacitados pelos orientadores das respectivas ligas. Na oportunidade, eles foram os responsáveis pela realização dos procedimentos em uma sequência de atendimentos dividida por estações.

“A primeira delas foi a coleta de informações, identificação, sexo, data de nascimento, idade, história patológica pregressa, antecedentes familiares e medicações em uso. A segunda é constituída pela coleta de peso, altura, cálculo do Índice de Massa Corporal e avaliação da circunferência abdominal. Já na terceira estação realizou-se a aferição da pressão arterial e o teste de glicemia capilar. Por fim, foram realizadas as orientações em saúde com base nos resultados encontrados”, explicou a acadêmica.

O projeto teve como objetivo promover a saúde em um evento tão visado e importante como o Sicteg, assim como, promover a interação entre os acadêmicos e a comunidade, por meio da instrução a população alvo com conhecimentos básicos sobre disfunções metabólicas/crônicas.

“Ambas as ligas valorizam este tipo de atividade e reconhecem a importância dos cuidados com a saúde e, nesse sentido, sentiram-se honradas em ter espaço para realizar uma ação tão relevante como o projeto “Saúde em Foco”, na 8ª edição da Sicteg em Gurupi”, disse o acadêmico João Pedro Cerqueira, presidente da Laem.

As atividades das Ligas Acadêmicas na Sicteg são produzidas em parceria com a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) da UnirG.

A cada edição, a Sicteg é realizada de forma rotativa em uma das três Instituições públicas de Ensino Superior de Gurupi, Universidade de Gurupi – UnirG, Universidade do Tocantins (UFT) e Instituto Federal do Tocantins (IFTO). No próximo ano, será a vez da UnirG sediar o evento.

A programação completa do evento está disponível no site http://sicteg.gurupi.to.gov.br/

Redação: Giselli Raffi