8ª Sicteg: Letras lança a 12ª edição da Revista Ressaca Literária

28 de Outubro de 2022

Ainda sobre a programação da 8ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg), o curso de Letras da Universidade de Gurupi – UnirG promoveu ontem, 27, o lançamento da 12ª edição da Revista ressaca Literária. A atividade integra o "II Seminário Linguístico e Literário", realizado na Universidade Federal do Tocantins – UFT, que sedia o evento.

O evento contou ainda com a palestra "Produção literária nos dias atuais: desafios ao longo dos anos e análise da produção moderna", ministrada pelo egresso de Letras, Thallison Henrique de Souza Assunção.

De acordo com a coordenadora do curso, Wellitânia de Oliveira, tudo começou com uma ideia em sala de aula, ainda em maio de 2017, quando a primeira edição da Revista foi lançada experimentalmente. ”A ideia principal é a de incentivar a produção de textos de diversos gêneros da literatura e expor pontos de vistas diferentes sobre autores e obras da literatura tocantinense, brasileira e mundial. Além disso, trazer propostas de leituras de clássicos e da atualidade”, destacou a professora.

A Revista Ressaca Literária tornou-se um canal de divulgação de textos acadêmicos, literários e culturais. “Ao longo de seis anos, foram entrevistados escritores da Academia Gurupiense de Letras e ainda contamos as autobiografias de professores. Além disso, a Revista tem revelado talentos artísticos e literários no meio acadêmico, com destaque para o estudante Luiz Fernando Macedo de Araújo, que tem elaborado as capas da obra”, acrescentou Oliveira.

Toda a estruturação da Revista, desde a capa, as matérias, entrevistas, edição e postagens são elaboradas pelos docentes e discentes de Letras.

Nesta edição, o leitor encontrará textos interessantíssimos como: A invenção do dia claro: leitura em prosa e poesia, uma análise de Priscila Borges Daher, na coluna ressaca de leitura. No caminho da prosa lerá os contos de Euler Moura e Jhennifer Silva Carvalho.

Na coluna Ondas de Poesia, encontrará com vários poemas emocionantes escritos pelos acadêmicos. “Também lerá a análise narrativa do Retábulo de Santa Joana Carolina, do texto do escritor Osman Lins. Na sequência, conhecerá um pouco da história do professor Jack Barbosa, na coluna espaço acadêmico autobiográfico, e da história de Felipe Neves, na coluna entrevista”, completou a coordenadora.

Na produção acadêmica, os textos dos egressos do curso, Lucas dos Santos Costa e Isabelle Alves Neves. A coluna Melopeia e Tradução traz música e poesia em língua inglesa, com tradução livre de Jack Barbosa. Cinema e teatro são temas da coluna Outras Artes, com textos de Marcos Paulo Cerutti e Clara Borges Oliveira.

A Revista agora tem uma coluna de entretenimento, com cruzadas literárias e sugestão de leitura.

A programação completa do evento está disponível no site http://sicteg.gurupi.to.gov.br/