Alunos da Casa de Cultura apresentaram no palco da 8ª Sicteg

28 de Outubro de 2022

Ontem, 27, os alunos da Casa de Cultura Maestro Othonio Benvenuto da UnirG realizaram apresentações artísticas ao público da 8ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg). O evento que começou na última quarta-feira, 26, ocorre na Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus Gurupi e encerra hoje, 28, à noite.

A Semana aborda sobre tecnologia, ciência e inovação, proporcionando uma programação repleta de palestras, oficinas, exposições, minicursos, painéis e entretenimento.

Segundo o coordenador de Cultura, professor Audimar Dionízio, a inovação e a cultura estão intrinsicamente ligados e todo o trabalho realizado na Casa de Cultura é pautado na cientificidade.

“Desde o momento em que há um processo de elaboração e de uma proposta   de uma coreografia para um espetáculo, passa por uma leitura científica e técnica. Na música temos, por exemplo, todo um arsenal de técnicas referentes na postura, na voz, no canto. Na dança, a questão é voltada para o corporal e a linguagem do teatro trabalha corpo, voz e alma”, relatou.

“Nada mais justo do que a arte ser contemplada dentro da Sicteg porque abraça todas as demandas. Para o artista, chegar ao público é o nosso objetivo e em todo espaço que pudermos ocupar, estaremos defendendo a nossa bandeira”, completou o professor.

Segundo a professora, Adriana Rabelo, apresentações de dança, música, teatro e exposição de artes plásticas são realizadas na Sicteg. “É importante que a arte e a cultura estejam inseridas nesse cenário da ciência, tecnologia e inovação porque também é uma forma de educar. Transformamos vidas por meio desses movimentos culturais e artísticos, sejam eles pela dança, pela música ou pela arte. São vivências que esses alunos vão levar para toda a vida, como um processo, principalmente, de mudança pessoal”, finalizou.

A UnirG é uma das parceiras da Semana Integrada e está presente com uma programação especial, promovida pelos acadêmicos e professores da Instituição.

A 8ª Sicteg é coordenado pelo Programa InovaGurupi das Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e conta ainda com o apoio do Governo do Estado, Sebrae, Senac, Sesi e Senai.

A programação completa do evento está disponível no site http://sicteg.gurupi.to.gov.br/

Redação: Giselli Raffi