II Encontro de Egressos de Pedagogia da UnirG ocorre na 8ª Sicteg até esta sexta-feira

27 de Outubro de 2022

Para celebrar os 37 anos do curso de Pedagogia, da Universidade de Gurupi – UnirG, a comunidade acadêmica realiza diversas atividades com foco nas áreas de atuação desenvolvidas a partir das experiências dos egressos. As ações ocorrem na programação da oitava edição da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg), no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O II Encontro de Egressos de Pedagogia da UnirG e as demais abordagens do curso no evento, envolvem mesa-redonda, palestras e minicursos.

Para a coordenadora de estágio do curso de Pedagogia, Ma. Edna Maria Cruz Pinho, “em breve faremos 40 anos de curso, quatro décadas dedicadas à formação de professores. O nosso primeiro encontro foi realizado há 10 anos e neste desejamos criar um ambiente de informação sobre a profissão de pedagogo, as áreas de atuação e as oportunidades de estudos, vagas no mercado de trabalho e discussões das políticas públicas que contemplam e valorizam as licenciaturas e da Pedagogia aqui na instituição”, afirmou a professora.

O egresso Leandro Gomes relatou que “o encontro é uma oportunidade de rever os amigos e traz na sua essência a integração da sua comunidade, reunindo assim formadores, egressos e formandos com o intuito de apresentar a contribuição do curso de Pedagogia na nossa região e no Estado do Tocantins, destacando  o desenvolvimento das áreas de atuação do pedagogo a partir de nossas vivências’

De acordo com o coordenador do curso de Pedagogia, Me. José Carlos Ribeiro da Silva, “o curso completou 37 anos e representamos a primeira política pública  de formação de professores para a região Norte do Estado de Goiás, atual Tocantins. Temos nosso DNA de curso nas escolas de boa parte dos municípios do nosso Estado. Somos os propulsores do desenvolvimento e crescimento da área e do atendimento da Educação Infantil na região Sul do Tocantins. Fomos os fomentadores da implantação do processo eleitoral para diretores das escolas municipais em Gurupi, conforme está na LDB, e somos pioneiros no debate acadêmico da educação especial na nossa região, além de de criarmos políticas de tecnologia assistiva no Estado. O único laboratório de tecnologia assistiva do Tocantins e um dos melhores do Brasil, está na UnirG”, ressaltou.

Confira a programação completa da Pedagogia na Sicteg aqui.

Sicteg

A Sicteg é uma ação alinhada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e esse ano terá como tema “Bicentenário da Independência - 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil".

A cada ano, a Semana é realizada de forma rotativa em uma das três Instituições públicas de Ensino Superior de Gurupi, Universidade de Gurupi – UnirG, Universidade do Tocantins (UFT) e Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Outras informações estão disponíveis no site do evento http://sicteg.gurupi.to.gov.br/

Redação: Luciene Marques