Gestores da UnirG participam da abertura oficial da 8ª Sicteg

27 de Outubro de 2022

Em sua oitava edição, teve início ontem, 26, a Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi. A abertura oficial ocorreu a noite no anfiteatro da Universidade do Tocantins – UFT. A Universidade de Gurupi – UnirG é uma das parceiras do evento e os gestores da Instituição estiveram presentes no evento. O tema deste ano é “Bicentenário da Independência - 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil".

Entre os presentes estavam os representantes da UnirG a reitora, Drª Sara Falcão, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, além da presença da prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e a secretária municipal de ciência e tecnologia, Drª Lady Sakay.

Na solenidade de abertura, a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes destacou a importância das parcerias entre o poder público, as Instituições de Ensino Superior e empresas privadas.

“Sem essa união não seria possível a realização da Sicteg. Gurupi além de ser a Capital da Amizade se torna também a Capital do Conhecimento, que nesta noite está sendo reconhecida por todos os presentes. Tudo que é produzido em nossa região está sendo visto no mundo todo, isso demonstra o amadurecimento de nossas pesquisas. Nosso é foco é investir em ciência, tecnologia e inovação para atingir o desenvolvimento da nossa região”, ressaltou.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, frisou a importância do evento para Gurupi e região. É muito importante para a UnirG estar nesse grupo que atua em prol do desenvolvimento regional, composto pela gestão pública municipal e pelas Instituições de Ensino Superior de Gurupi. Juntos conseguimos discutir sobre ciência, tecnologia e inovação e pesquisa pondo em prática por meio das empresas privadas e e do poder público. Com isso, quem ganha é a população da região que tem a oportunidade de conhecer, por meio da Sicteg, o que vem sendo produzido para o desenvolvimento local”, disse.

A Drª Sara Falcão, ressaltou que, ao participar de um evento dessa relevância, a UnirG firma o compromisso com o desenvolvimento local. “Esse é um momento que faz a diferença quando Instituições de Ensino se unem para promover mais conhecimento e desenvolvimento para uma região. Que possamos sair melhores e com mais conhecimento desta união”, disse.

Para Drª Lady Sakay, esta edição vem como uma demonstração de maturidade que Gurupi e região tem alcançado nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Pela quantidade de parceiros apoiando esta edição, o Estado apoiando de maneira mais efetiva e o Município por triplicar o investimento em recursos.

“Isso demonstra a quantidade de resultados que a Sicteg vem colhendo durante todo esses oito anos, não somente do InovaGurupi, como também das outras políticas e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Gurupi. Com isso, atraindo novos parceiros, não apenas do governo, mas também das Instituições de Ensino Superior e do setor produtivo. A pandemia foi um divisor de águas para percebe-se a importância de investir neste setor para resolver os problemas de uma maneira mais imediata e eficaz”, destacou a Secretária.

“Vejo o quanto estão evoluídos no avanço da pesquisa. Me comprometo em levar a sugestão para o governador para implantar em Gurupi um Parque Tecnológico para a região sul. A educação e o conhecimento transformam vidas e serei um defensor para que a cidade também possa ter um local próprio para discutir a ciência, tecnologia e inovação”, disse o secretário estadual da indústria, comércio e serviços, Carlos Humberto Lima.

De acordo com a diretora do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, Gurupi já é referência na área para o Tocantins há oito anos. “Desejo que as grandes empresas do Estado também venham participar desse evento grandioso. Gurupi é a única cidade que tem uma Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.  O Sebrae não poderia deixar de ser parceiro nessa organização”, destacou.

A abertura também contou com a presença de vereadores, secretários municipais, professores, acadêmicos, representante do IBGE, e gestores da Universidade Federal do Tocantins, Instituto Federal do Tocantins, Universidade Estadual do Tocantins, Fecomércio, BRK Ambiental e da Fundação de Amparo à Pesquisa.

O evento é coordenado pelo Programa InovaGurupi da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e tem o apoio do Governo do Estado, Sebrae, Senac, Sesi e Senai.

A programação completa do evento está disponível no site http://sicteg.gurupi.to.gov.br/

Redação: Giselli Raffi

Fotos: Lino Vargas (Secom/Gurupi) e Rogério Miranda (UnirG)