8ª Sicteg inicia nesta quarta-feira, 26

25 de Outubro de 2022

Amanhã, 26, tem início a 8ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg). Acadêmicos, professores e comunidade poderão participar do evento que tem o tema “Bicentenário da Independência - 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil". Esta edição será realizada na Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus Gurupi. As atividades seguem até o dia 28, na sede da UFT.

A Semana vem com muita discussão sobre inovação, tecnologia e ciência, e recheada de muitas palestras, minicursos, painéis, além de entretenimento. A UnirG é uma das parceiras da Semana Integrada e estará presente com uma programação especial para os acadêmicos e demais interessados em participar.

Entre os temas que serão abordados pela Instituição estão: Tecnologias desenvolvidas no sistema CREA-TO em prol da Engenharia, Educação, Aprendizagem e Empreendedorismo, Reconhecimento da vítima dos crimes, com o agente necessário de cuidado no Estado, Psicologia e intervenção em crise: praticando a arte de acolher, Nem tudo o que se vê é: identificando a desinformação em fotografias, O acesso à justiça na era da digitalização, Empreender, Planejar e Inovar para gerar riqueza aos negócios, Neuroaprendizagem e saúde, Café: sabor, saúde e performance, Marketing Jurídico: o poder e o impulso da atual advocacia!

Dentre as diversas atrações que serão oferecidas no evento, as Ligas Acadêmicas da UnirG também estarão promovendo palestras e workshop aos participantes.

A Sicteg é uma ação alinhada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/MCTI. A atividade se efetiva a partir da Integração Governo – Academia – Empresas, estratégia diversificada para popularização da Ciência, em abrangência Regional.

O evento gratuito é uma atividade do Programa InovaGurupi, da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Prefeitura de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi em parceria com o Sebrae, Acig, e colaboração do Governo Estadual, Governo Federal, Fapt, Senac, Sesi e Senai e outras instituições. Nesta edição, o evento acontece na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Pesquisa

Um dos destaques, é Workshop Ecossistema Regional de Inovação e Gestão Pública, que vai contar com vários painéis e minicursos.

Entre as pautas discutidas estarão:  Ecossistema Local de Inovação – Participação dos Atores da Região, Interação Orquestrada; A importância do IBGE para Administração Municipal; Centro de Desenvolvimento Regional Sul e a 1ª Carteira de Projetos de Desenvolvimento Regional; e Vertentes da Inovação do Ecossistema Local de Inovação da Região Sul/TO.

O evento também é espaço para que acadêmicos apresentem os trabalhos desenvolvidos em suas instituições de ensino. A Sicteg permite que estudantes, professores e profissionais do mercado discutam juntos a mesma ideia, transmitindo experiências e conhecimentos uns para os outros.

Os trabalhos apresentados serão avaliados por uma comissão científica, que elegerá os três trabalhos científicos mais bem pontuados de cada área do conhecimento. Os trabalhos melhores pontuados serão publicados como artigo completo na Revista Cereus da UnirG.

O Governo do Estado também marcará presença com o Pavilhão de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, que tem como objetivo captar pequenos negócios, expositores dos segmentos da indústria, comércio e serviços.

Redação: Giselli Raffi

Com informações: Heliana Oliveira (Assessoria Sicteg)