Revista Cereus da UnirG publica edição com artigos de pesquisadores de todo país

24 de Outubro de 2022

A Revista Cereus publicou na última quinta-feira, 20, a terceira edição do periódico, referente a este ano. A publicação é realizada a cada trimestre e esta edição conta com 22 artigos.

As pesquisas divulgadas são das áreas de ciências exatas e da terra, saúde coletiva (epidemiologia, saúde pública, medicina preventiva), ciências sociais aplicadas e ciências humanas, de pesquisadores de todo o país.

Um dos estudos publicados foi sobre a “Síndrome da estafa profissional - Burnout em profissionais da enfermagem atuantes em unidade básica de saúde”. O artigo aborda os prolongados níveis de estresse no trabalho, ocasionados por atividades laborativas crônicas. Consequentemente, o desgaste causado ao profissional faz com que ele perca a satisfação e o sentido no trabalho.

Esse estudo tem como objetivo identificar e descrever a existência ou não da síndrome de Burnout na atuação de profissionais de enfermagem em Unidade Básica de Saúde, aplicado a enfermeiros e técnicos em enfermagem, em municípios da Região Oeste do Paraná.

Outro destaque é para a pesquisa “Conhecimento de graduandos de enfermagem e medicina sobre a covid-19, paramentação e desparamentação no contexto da Pandemia”. O trabalho investigou o conhecimento dos acadêmicos dos últimos períodos da graduação na Universidade Federal do Tocantins UFT, quanto à Covid-19 e ao uso correto dos equipamentos de proteção individual. A ideia é conhecer as lacunas na compreensão dos estudantes sobre a Covid-19 e as formas de proteção que permite o ensino estratégico na formação destes futuros profissionais.

Segundo o editor geral da revista, Me. Vinicius Marinho, os artigos publicados nesta edição, são das mais diversas áreas do conhecimento e contextos. “Isso reforça a importância da ciência que pode proporcionar qualidade de vida para sociedade como um todo.  O conhecimento produzido e apresentado em periódicos como a Revista Cereus possibilita avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia e muitos outros, melhorando a qualidade de vida das populações”, ressaltou o professor Me. Vinicius Marinho.

Revista Cereus

A Revista Cereus é um periódico eletrônico, destina-se à divulgação de trabalhos científicos das áreas classificadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, como: Ciências Exatas e da Terra, Saúde Coletiva (epidemiologia, saúde pública, medicina preventiva), Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. Além disso, com espaço para submissões de outras áreas desde que os respectivos conteúdos guardem correspondência com o projeto da revista.

O acesso às publicações é totalmente gratuito e as submissões podem ser feitas através do link: http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/about/submissions

Redação: Giselli Raffi