Medicina de Paraíso arrecada mais de 6 toneladas de alimentos para o Cidadão Universitário

21 de Outubro de 2022

Com o tema “Consolidando Solidariedade!”, o Projeto Cidadão Universitário da Universidade de Gurupi – UnirG, campus Paraíso do Tocantins superou a expectativa dos organizadores da 3ª edição. Os acadêmicos de Medicina arrecadaram alimentos, calçados e roupas para doação às instituições filantrópicas. A ação encerrou no último dia 08 de outubro.

Foram arrecadas mais de seis toneladas de alimentos, mais de 3.600 peças de roupas e mais de 200 pares de sapatos que serão distribuídos para dez entidades beneficentes do Município.

A Pró-reitora de Extensão, Cultura, Esporte e Assistência Estudantil, Me. Miréia Bezerra, agradeceu a participação dos acadêmicos e parceiros do Projeto.

“Estamos felizes e orgulhosos pelo sucesso da 3ª edição do Cidadão Universitário. A cada edição eles têm conseguido superar a anterior. Houve, mais uma vez, o envolvimento dos alunos demostrando através de arrecadação de alimentos um grande amor ao próximo. Parabenizamos, ainda, o engajamento e a grande mobilização da direção, coordenação, professores e todos os envolvidos do campus de Paraíso, nessa gincana solidária”, ressaltou a pró-reitora.

A equipe vencedora foi os estudantes da turma 01 (T1) de Medicina, que deverá entrar em contato com a Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Assistência Estudantil (Proecae), para agendar o recebimento do prêmio, um tatblet da Sansung. O segundo lugar receberá R$ 700, o terceiro R$ 300 e o 4º lugar a quantia de R$ 200, patrocinados pela Sicred.

"Ficamos muito surpresos com o resultado. As turmas se dedicaram muito nas arrecadações, uma das novidades que resgatamos foi de guardar os alimentos no QG, assim ninguém sabia quanto a outra teria arrecadado. Isso criou uma expetativa enorme em cada participante e a outra novidade foi a arrecadação de roupas e calçados resultando em um número recorde de doações. Isso mostra o quanto os acadêmicos estavam dispostos a mobilizar, em tão pouco tempo movimentou uma ação que tanto solidariza. Além de arrecadar eles também quiseram ir in loco fazer a entrega dos alimentos aos beneficiados, demonstrando o quanto estiveram engajados nessa gincana solidária”, completou a coordenadora, professora Sávia Denise Herrera.

A premiação simbólica será entregue durante o show da dupla sertaneja Rio Negro e Solimões, realizado na noite de hoje, 21. A festa é também em comemoração ao 59º aniversário de Paraíso do Tocantins, dia 23 de outubro

O Cidadão Universitário conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Paraíso, Secretaria de Assistência Social de Paraíso, além dos parceiros Cooperativa Sicredi, Escola Estadual de Tempo Integral Rita Andrade Santos, 3ª Companhia de Bombeiros Militar, Rádio Líder 95,7 FM e Rádio 105,5 FM.

Gincana solidária

O Projeto Cidadão Universitário consiste numa gincana solidária voltada à integração entre acadêmicos novatos, veteranos, docentes e comunidade em geral, substituindo definitivamente o “trote” por uma recepção.

A Instituição não admite a prática de qualquer ação que possa comprometer a integridade física, psíquica ou moral de sua comunidade acadêmica.

Em Gurupi, o Cidadão completou 20 anos de existência com resultados consolidados na sociedade. Agora, as ações solidárias foram estendidas também para a cidade de Paraíso do Tocantins.

Redação: Giselli Raffi