Equipe de pesquisadores retornam a Ilha do Bananal com o projeto sobre Educação Indígena

19 de Outubro de 2022

A equipe de pesquisadores do Projeto de Pesquisa (Multi) “Letramentos: Contribuições para o Ensino” retornou na Aldeia Canuanã na Ilha do Bananal, com o objetivo de coletar informações e conhecer mais sobre a educação dos povos indígenas. A pesquisa contempla o Edital Propesq UnirG nº 14/2021. A visita ocorreu durante todo o dia de ontem, 18.

Nesta etapa, cerca de 20 pessoas entre professores e acadêmicos participaram da viagem. Na ocasião, eles promoveram oficinas pedagógicas para a comunidade da Escola Estadual Indígena Tainá. Essa é a décima visita que o grupo realiza na Ilha.

Foram ministradas oficinas de fantoches; Confecção de fantoches com material reciclável; Ensino de poesia experimental e de Técnicas de oficina e pintura. Aproveitando o momento, a equipe realizou ainda um levantamento de dados no Posto de Saúde da Aldeia.

As ações foram realizadas pelos acadêmicos: Sandra Nubia Ribeiro de Queiroz Almeida, Sueli Lira Barros da Silva (IFTO), Goiamar Fernandes Bezerra, Heloína Lopes da Silva (Pedagogia/ UnirG), Rayane Santos Sousa e Luiz Fernando Macedo de Araújo, Diego Lopes da Silva e Wisara Almeida Silva (Letras/UnirG) e Tiago Barbosa dos Santos (Direito/UnirG). Houve ainda a participação dos acadêmicos da disciplina Educação Escolar Indígena, ministrada na UnirG pela professora Marcilene de Assis.

De acordo com a coordenadora da equipe, Drª Marcilene de Assis Alves Araujo, nessa etapa da pesquisa, as ações visam ao objetivo de elaborar material didático pedagógico para a educação escolar indígena. “Apesar dos avanços, ainda apresenta um grande desafio para os indígenas. O Censo aponta que menos da metade dos povos indígenas utiliza material didático em língua indígena ou bilíngue, em língua indígena e em Língua Portuguesa”.

A professora disse ainda que “apesar da maioria ministrar aulas em língua indígena, não temos material para acompanhamento. Conforme o RCNEI os materiais precisam equilibrar elementos do currículo nacional com as especificidades da cultura na qual a escola está inserida”, disse Marcilene Assis.

O RCNEI -  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é o documento que foi elaborado pelo Ministério da Educação em 1998, com o objetivo de auxiliar o professor de educação infantil, servindo de base para as discussões entre profissionais da área em todo o país.

Pesquisa

O projeto tem a função de ampliar o conhecimento sobre metodologias específicas de aprendizagem, considerando as necessidades do povo Javaé.

Além da participação da coordenadora, professora da UnirG, Drª Marcilene de Assis Alves Araujo, a equipe conta ainda como pesquisadoras as professoras Me. Edna Maria Cruz Pinho, Me. Sofia Mara de Souza e a doutoranda Solange Cavalcante Matos.

A pesquisa é realizada por meio de um trabalho interinstitucional entre a Universidade de Gurupi - UnirG, a Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT e o Instituto Federal do Tocantins – IFTO.  Os pesquisadores contam com a parceria da Diretoria Regional de Ensino - DRE.

Redação: Giselli Raffi