Estudantes da UnirG promovem oficinas aos adolescentes socioeducativos

14 de Outubro de 2022

Acadêmicos e professores de Letras e Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG realizaram recentemente uma ação com os internos socioeducativos da Unidade de Semiliberdade de Gurupi. A atividade integra o projeto de extensão curricularizada “Cidadania com Alunos do Socioeducativo”, representado pela professora Ma. Ilka Araújo.

O objetivo é dar ao interno a possibilidade de realizar cursos gratuitos pelas plataformas digitais que ofertem cursos dessa natureza. Assim, a cada término de curso, o interno tem o direito em uma certificação, alcançando assim o segundo objetivo que é formar um currículo vitae deste interno, que ao sair do Socioeducativo tenha mais oportunidades de trabalho e de inclusão social.

O primeiro encontro ocorreu no Laboratório de Tecnologia Assistiva da UnirG - LabTAU, campus Jacinto Nunes da Silva. Na ocasião, foi dado aos internos a oportunidade de conhecer alguns espaços da Universidade. Em seguida foram encaminhados ao LabTAU, onde foram orientados pelos acadêmicos na criação de e-mail para abertura de cadastro na Plataforma Eskada, de cursos gratuitos.

De acordo com a professora, Ilka Araújo, os espaços tecnológicos devem servir de inclusão social, pois acredita que a educação é o caminho para a transformação social. “A Universidade deve prover para a sociedade, formas inclusivas que oportunizem uma nova perspectiva de mudança pessoal, bem como o exercício de uma melhor cidadania. Segundo relato da coordenadora da Unidade, os internos ficaram muito satisfeitos com a oportunidade e gostaram de a ação ter sido realizada no espaço universitário”, destacou.

O segundo encontro realizado com os internos os acadêmicos dos cursos trabalharam nas disciplinas de Filosofia da Educação e Sociologia da Educação com o professor Mestre Rafael Oliveira, a temáticas como Cidadania, Liberdade e Trabalho.

“Foram exploradas metodologias de educação estética, a fim de tratar artisticamente temáticas fundamentais à formação acadêmica e ao contexto dos socioeducandos. Os integrantes do projeto estão produzindo um Cordel coletivo, enquanto exercitam a produção artística, pensamento, reflexão e atuação na prática social”, completou oprofessor Rafael Oliveira.

Ao longo do semestre tem ainda diversas atividades planejadas para serem executadas. A programação é organizada pelos alunos, como protagonistas do processo e mediados pelos professores Ma. Ilka Araújo, Me. Rafael Oliveira, Francisca Edivânia e Drª Jussara Costa.

Redação: Giselli Raffi