Cerimônia da Lâmpada é realizada pelo curso de Enfermagem na UnirG

03 de Outubro de 2022

Na última semana foi composta por um momento marcante para os acadêmicos do 4º período de Enfermagem. Na sexta-feira, 30, foi realizada a tradicional Cerimônia da Lâmpada, promovida pelo curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi – UnirG. O evento foi organizado no auditório do campus Jacinto Nunes da Silva.

A Cerimônia da Lâmpada simboliza o ingresso dos acadêmicos de Enfermagem às atividades práticas.

Entre os presentes estiveram estudantes, professores, representantes da Fundação UnirG e demais autoridades. Familiares dos acadêmicos também puderam prestigiar a solenidade. Participaram da cerimônia ainda os representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins - Coren/TO.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Ma. Denise Soares, o momento é um marco importante. “Embora seja um evento simbólico, indica a hora de eles colocarem em prática todo o conhecimento científico que já receberam e recebem. Na prática é que realmente eles poderão sentir o que é o exercício da profissão, o que significa o “cuidar” na enfermagem e a responsabilidade que isso envolve”, explicou.

A acadêmica Gabrielly Sandriny Scherbicki explicou por que o momento é tão importante para toda a turma. “Eu e meus colegas estamos muito felizes, porque como entramos no curso no período de pandemia, aconteceram muitas restrições nas atividades práticas, então a gente não sabia o que nos aguardava no 4º período. Mas agora, estamos aqui nos preparando com o apoio dos nossos professores, para darmos nosso melhor, seja na UPA, UBS ou nos hospitais”, detalhou.

Na formalidade da cerimônia, uma acadêmica do nono período representou a inglesa que fundou a Enfermagem moderna, Florence Nightingale, e entregou as lâmpadas - símbolo da enfermagem - aos acadêmicos.

Florence destacou-se no tratamento de feridos em guerras em torno do ano de 1854 e é uma referência até os dias atuais para os profissionais da área.

O chefe do gabinete da presidência da Fundação UnirG, Thiago Henrique do Nascimento, participou como representante da presidência e falou sobre o papel da Universidade em apoiar os acadêmicos a cada etapa, “É de extrema importância que a UnirG proporcione momentos como esse aos acadêmicos, o que passa a eles mais confiança, já que a cerimônia de hoje representa um novo ciclo para os estudantes que chegaram até aqui”, apontou.

A presidente do Coren e enfermeira, Luana Bispo Ribeiro, comentou o sentimento criado na cerimônia.Para o Conselho, ver os acadêmicos evoluindo no curso traz o sentimento de dever cumprido. O Conselho Regional se faz presente nesses momentos para guiar o estudante desde a sua formação até a atuação, para que ele conheça de fato seus direitos e deveres na profissão”, concluiu Luana.

A Diretora da Comissão Científica do curso de Enfermagem, professora Ma. Naiana Mota, foi uma das organizadoras do evento e deixou um importante recado aos alunos, “É muito gratificante ver nossos estudantes ingressando ao campo de prática assistencial. Para nós, que conduzimos esses alunos, é um momento muito aguardado. Esperamos deles muita responsabilidade nessa nova etapa de contato direto com pacientes, para que eles se dediquem, continuem estudando bastante, oferecendo o melhor deles à nossa comunidade”, finalizou.

Texto: Ana Neuberger - Jornalista

Edição: Giselli Raffi  - Jornalista