Curso de Jornalismo inicia projetos de Dicas de Leituras e para a Vida Acadêmica

24 de Setembro de 2022

Professoras e professor do curso de Jornalismo da UnirG iniciaram dois projetos comunicacionais que, utilizando as hashtags #Segue a Dica e #VidaAcadêmica, dão dicas para formação crítica e boas práticas para a carreira acadêmica no Instagram do Curso @jornalismo.unirg.

As iniciativas têm como objetivo incentivar leituras de outras obras para além das básicas à formação em Jornalismo e orientar uma trajetória acadêmica rica e mais autônoma. Assim, todos os sábados, o #Segue a Dica indicará livros científicos e literários; podcasts sobre temas relevantes; séries e filmes; fotografias e imagens; premiações da área da ciência de modo geral, mas principalmente do universo da Comunicação; etc.

Já o projeto comunicacional #VidaAcadêmica busca compartilhar experiências e informações que orientem a gestão da carreira acadêmica, tais como: gerir a frequência; acessar e utilizar bem as plataformas institucionais de ensino-aprendizagem (SEI, Moodle, Sagah e Classroom); organizar os estudos; dar dicas de como estabelecer diálogos profícuos com colegas e professores(as); utilizar ferramentas e aplicativos para organização e atuação estudantil e/ou profissional. Este projeto não terá uma periodicidade fixa, como é o caso do #Segue a Dica.

A professora Drª Carol dos Anjos, coordenadora do curso e idealizadora dos projetos, diz que se trata de um processo importante para ampliar o horizonte da formação e promover um ‘treino intelectual para o uso do tempo’. “Os processos formativos, sejam eles de quaisquer níveis, devem transpor a sala de aula. Para ‘ler’ o mundo e pensar estratégias criativas para transformá-lo depende que as ‘lentes’ sejam espessas e nada como mais leituras para amplia-las. Foi por isso que pensamos no Segue a Dica, um projeto que indicaremos leituras de obras de diversos formatos e conteúdos.”, comenta. A professora acrescenta ainda que, para ter tempo de acessar esse universo de informações é preciso gerir bem o tempo. “O tempo é algo muito precioso, sobretudo durante a formação acadêmica, no qual as tarefas da vida estudantil que somam às da vida como trabalhadoras(es), maternidade ou paternidade e tarefas domésticas, assim, organizar é palavra de primeira ordem. As dicas que iremos dar buscam auxiliar na construção e em um verdadeiro treino intelectual para uso do tempo”, finaliza.

Os projetos já contam com três posts: Segue a dica com: “Batalhas Morais”, feito pela professora Carol dos Anjos e “Jornalismo Político”, dica do professor Maurício Hashizume e o Vida Acadêmica com os temas: EaD, Gestão de frequência e Diálogos.