Estudantes de Psicologia e Fisioterapia promovem ação contra suicídio

23 de Setembro de 2022

Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! E, este ano, o lema é “A vida é a melhor escolha!”. Diante disso, diversas ações já estão sendo desenvolvidas com o objetivo de conscientizar às pessoas sobre a valorização à vida.

Os acadêmicos dos 6º e 10º períodos de Psicologia, além de mais duas alunas do 9º período de Fisioterapia que cursam a disciplina de Língua Brasileira de Sinais – Libras, da Universidade de Gurupi - UnirG, tiveram a iniciativa de gravar um poema em Libras visando incentivar as pessoas a buscarem ajuda, caso necessitem.

Conforme a professora de Libras, Francisca Edivânia Gadelha Dias, "é necessário enfatizar sobre a conscientização de se preservar a vida e da importância de atitudes como essa, para que as pessoas que estejam em momentos difíceis e/ou crise, busquem ajuda e entendam que optar pela vida sempre será a melhor escolha”, ressaltou.

A professora disse ainda que o poema escolhido pelos acadêmicos, de autoria de Josenilda Dias, Setembro Amarelo - Cuide de alguém do seu lado, “tem por objetivo mostrar que cada pessoa precisa cuidar do seu próximo e assim ninguém sentirá sozinho. E que a vida ficará mais leve se fizermos alguém feliz", completou Dias.

A acadêmica de Psicologia, Gleicy Rodrigues, aconselhou no vídeo as pessoas que passam por momentos de tristezas. "Nunca desista. Exercita sua fé em Deus e não tenha medo de prosseguir. O verdadeiro percurso está dentro de você. Se sentir-se bem exige muita disciplina, determinação, coragem, vontade, renúncia e ter fé, para superar os obstáculos da vida. Lembre-se de que tudo é possível quando temos Deus em nossas vidas”, alertou.

Na gravação, as alunas utilizaram no final do vídeo balões com escritas de palavras motivacionais. Entre elas: Deus, Amor, Fé, Jesus, Acredite, Sonhos, Lembranças, Ajudar, Carinho, Dedicação, Esforço, Viver, União, Seja luz.

Redação: Giselli Raffi