Pró-reitora da UnirG é convidada a ministrar palestra em evento nacional sobre Odontopediatria

22 de Setembro de 2022

A Associação Brasileira de Odontopediatria – ABOPED estará realizando no próximo sábado, 24, o “Circuito Científico Regional On-line”. O evento é promovido entre as regionais do Distrito Federal e Minas Gerais, a partir das 08h30, e contará com a presença da Pró-Reitora de Graduação, Drª Rise Rank, que ministrará uma palestra.

O objetivo é de fomentar a atualização dos associados nas temáticas da Odontopediatria para prática clínica baseada em evidência científica e gerar benefícios para comunidades assistenciais menos favorecidas.

A Associação reúne odontopediatras que buscam pesquisar sobre a ciência na área infantil. Na ocasião, Rank irá abordar “Estabilização Protetora em Crianças: porque, quando e como usar?”.

“A estabilização protetora é um instrumento que nós desenvolvemos no projeto Boquinha do Bebê, quando vimos a necessidade de usá-la para ajudar os profissionais no atendimento odontológico em crianças. Muitos médicos também estão utilizando o material, já que ele serve para a segurança tanto para o paciente quanto para o profissional”, explicou a professora.

Rank disse ainda que o instrumento “é como se fosse um cinto de segurança para ser usado durante o atendimento infantil, estabilizando a criança para sua proteção, e assim, não cause nenhum acidente durante o tratamento dentário, já que muitas delas se movimentam”.

A professora acrescentou ainda que em alguns casos o profissional prefere sedar a criança aplicando anestesia geral. “Nós estamos no interior do Brasil, e nem sempre temos condições ou recursos disponíveis para isso, ou até, levá-la ao hospital no caso de uma emergência”, avaliou.

A professora fará a abertura oficial, realizando a primeira palestra do dia.  A inscrição é a contribuição de no mínimo R$ 40 e podem participar estudantes e profissionais da Odontologia ou da área da saúde de todo Brasil, que tenham interesse no assunto.

Todo o dinheiro arrecadado coma inscrição será doado para as instituições beneficentes, Casa da Criança Batuíra, em Brasília (DF) e para as Obras Sociais da Pampulha, em Belo Horizonte (MG).

Na oportunidade, ainda serão abordados temas sobre “Janela de oportunidade da infância: ortodontia preventiva e suas peculiaridades” pela Drª Patrícia Zambonato, “Coroas de acetato para a reabilitação de dentes decíduos: uma alternativa rápida, direta, de baixo custo e aliada da mínima revenção”, pela Drª Aline Manfro, e “Desafio dos tratamentos restauradores em Odontopediatria, pela Drª Tamara Tedesco.

“Me sinto honrada pelo convite por estar entre profissionais de renome em todo país, que atuam na Odontopediatria. Sou grata aos colegas que confiam no meu trabalho”, agradeceu a pró-reitora, Rise Rank.

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.even3.com.br/circuitoaboped/

Sobre o Boquinha do Bebê

Criado em 2007, o Programa Boquinha do Bebê promove educação, prevenção e orientação de saúde bucal para crianças que são acompanhadas em Unidades Básicas de Saúde de Gurupi. Ele acompanha a criança desde a vida intrauterina na gestação da mãe até os cinco anos de idade, tendo um retorno trimestral para monitoramento da higienização bucal.

Entre as atividades que são realizadas estão palestras para gestantes no pré-natal nas UBS; atendimentos pós-parto; orientação para dieta, higiene, exame clínicos em bebês e acompanhamento da saúde bucal das crianças.

O trabalho do Programa pode ser acompanhado no Facebook "Programa Boquinha do Bebê" e no Instagram @programaboquinhadobebe.

Redação: Giselli Raffi