UnirG realizou curso sobre atualizações em licitações e compras públicas

21 de Setembro de 2022

A Fundação UnirG, em Parceira com o Portal de Compras Públicas, ofertou o curso “Virada de Chave 8.666/93 vs 14.133/2021” para os servidores da Instituição. O treinamento ocorreu nos dias 19 e 20, campus II, e contou ainda com a participação dos colaboradores da Prefeitura de Gurupi e de diversos municípios do Tocantins. Ao todo, 162 pessoas participaram da ação.

As novas regras e leis sobre licitações foram abordadas durante o evento em parceria com o Portal de Compras Públicas. Foi apresentada a lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, conhecida como a nova Norma de Licitações e Contratos, que estabelece regras gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Entre os aprendizados abordados pela Instrutora do Portal, Danielle Veríssimo, estão as atualizações da nova lei, que são: maior desconto; melhor técnica ou conteúdo artístico e maior retorno econômico.

O novo regulamento prevê cinco modalidades de licitação: concorrência, concurso, leilão, pregão e a novidade que é diálogo competitivo.

De acordo com o Presidente da Fundação UnirG, Thiago Piñeiro Miranda, o foco da gestão é de sempre valorizar o servidor, por meio de ações humanizadas. “Uma das melhores formas de valorizá-lo é com a capacitação profissional, proporcionando treinamentos, palestras, cursos e oficinas. Assim, buscamos essa parceria com o Portal de Compras Públicas oferecendo o que há de melhor no mercado, consequentemente, trazendo benefícios para a UnirG, para a comunidade gurupiense e para os participantes de outras cidades do Estado”, frisou.

O Vice-Reitor, Me. Jean Bruno Ferreira, também reforçou sobre a importância do treinamento para a Universidade. “O curso foi fundamental para que a Academia e a Fundação se atualizem sobre o planejamento estratégico. Assim, conforme nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, a alocação de recursos é realizada de forma conjunta. A equipe do Portal de Compras Públicas tem reforçado sobre a necessidade que as entidades públicas têm, em atualizar as mudanças na legislação. Hoje estamos cumprindo esta meta”, afirmou.

Também presente, o Diretor Administrativo e Finanças da UnirG, Oximano Jorge comentou que, “o evento foi de suma importância para a capacitação dos servidores públicos que desenvolvem funções nas áreas de contratação e licitação. Já para a UnirG foi uma contribuição para a inovação e apresentação da nova Lei das Licitações”.  Acrescentou também que o evento veio contribuir com os municípios vizinhos e órgãos ligados a administração pública.

Segundo o Controlador Geral da Fundação UnirG, Judson Rodrigues, o objetivo do evento foi de, “levar conhecimento sobre as novas leis preparando os colaboradores para as novas atualizações nas áreas de licitação, e uma forma de humanizar a nossa gestão oferecendo o curso também para departamentos de compras das cidades vizinhas”, finalizou Rodrigues.

Redação: Yasmim Reis

Edição: Giselli Raffi