Unirg faz parceria com Startup de inteligência artificial aplicada à área da saúde

05 de Setembro de 2022

Por meio do projeto de pesquisa “Prognóstico, Diagnóstico e Melhores Sugestões de Tratamento para Dor Lombar: uma proposta baseada por meio da inteligência artificial”, a Universidade de Gurupi – UnirG firmou parceria com a Startup MedMe. A plataforma será implantada na Clínica Escola de Fisioterapia da Instituição, para colaborar com os atendimentos realizados aos pacientes.

O projeto conta com a participação dos pesquisadores da Instituição Dr. Fábio Pegoraro, Ma. Sávia Herrera, Ma. Janne Marques e com o bolsista de Iniciação Científica do curso de Fisioterapia, Agrinazio Geraldo Nascimento Neto.

Segundo o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Drº Fábio Pegoraro, a parceria surgiu em 2020, por meio da Clínica Escola de Fisioterapia, quando foi possível realizar a coleta de dados que compõe mais de 90 variáveis que interferem na dor lombar de pacientes atendidos pela clínica.

Com isso, a Startup desenvolveu uma plataforma com algoritmos de aprendizado de máquina (machine learning) que auxilia o fisioterapeuta no prognóstico, diagnóstico e melhores sugestões de tratamento ao paciente com dor lombar.

“Os próximos passos estão sendo realizados com o treinamento pela Startup MedMe para a utilização da plataforma. Assim que os professores e alunos estiverem treinados e aptos a utilizar o sistema, então será implantada na Clínica Escola de Fisioterapia. A proposta é entregar cada vez mais valor no atendimento ao paciente e assim contribuir com o restabelecimento de sua saúde”, explicou Pegoraro.

O intuito é ajudar profissionais e gestores de saúde a melhorar os resultados dos pacientes e reduzir custos. Os atendimentos são de forma remota, por meio de tecnologias digitais de telessaúde com maior adesão do paciente. A MedMe é uma empresa inovadora de saúde digital, que oferece tratamentos acessíveis baseados em dados e evidências científicas para doenças crônicas não transmissíveis.

O representante da MedMe, Rodrigo Moura, celebrou a parceria. “Estamos muito felizes com essa união que trará um fortalecimento em todos os conceitos inovadores que nosso projeto traz para a área de saúde e tecnologia. E o mais importante é que irá ajudar a aprimorar a multidisciplinaridade dos profissionais com assistência centrada no paciente, agregando valor aos resultados, embasado na ciência de dados. Esperamos que seja um início de uma jornada de sucesso. Agradeço pela oportunidade de fazer parte do crescimento da Universidade”, finalizou Moura.

Redação: Giselli Raffi