Liga Saúde da Mulher realizará atendimento ao público feminino na UBS Vila Nova

25 de Agosto de 2022

Os estudantes de Medicina da Universidade de Gurupi – UnirG estarão iniciando a partir do dia 31, às 19h30, ações de prevenção à saúde da mulher. A Unidade Básica de Saúde – UBS do Setor Vila Nova será a primeira a receber o projeto “Saúde da Mulher nos Bairros”, coordenado pelo professor Drº Vinícius Gabriel Costa Lopes.

A ação é promovida pela Liga Acadêmica Saúde da Mulher – LSM, que realizará o Dia “D” em cada Unidade escolhida para fazer a coleta de exames preventivos.

Na oportunidade, serão desenvolvidas palestras e orientações sobre a prevenção do câncer de colo do útero e o exame Citopatológico (Papanicolau), em pacientes da faixa etária entre 25 a 65 anos.

Segundo a acadêmica integrante da Liga, Bruna Vidal, os moradores receberão orientações dos acadêmicos que estão entre os 2º e 8º períodos. “A ação será realizada mensalmente, durante todo o dia, até dezembro. O atendimento pode variar de setor e está programado para ocorrer sempre no início de cada mês”, disse.

“A prevenção é o pilar essencial na estratégia da saúde da família consequentemente mais econômica na vida das pessoas. O câncer de colo de útero tem crescimento lento, portanto a detecção precoce através da coleta do exame é o caminho para redução dessa moléstia tão temida entre as mulheres”, alertou a estudante, Tânia Pereira da Silva.

Redação: Giselli Raffi