Jornalismo retorna atividades do Projeto de Extensão “Rum, conversa!”

24 de Agosto de 2022

Abordagens sobre a desinformação e as consequências dela fizeram parte de oficinas realizadas ontem, 23, e hoje, 24, para alunos do 3º ano dos cursos técnicos de Administração, Edificações e Agronegócio do IFTO. O encontro foi realizado pelo projeto de extensão do curso de Jornalismo “Rum, conversa!”, que retoma as atividades após as férias.

O projeto tem duas frentes de ação, sendo uma delas, a oferta das oficinas “Eita, Peraí! Como saber se uma mensagem é confiável?” e “Os perigos das informações falsas”. O objetivo é informar alunos e professores do ensino médio de Gurupi sobre o que é desinformação, os cuidados que se deve ter com conteúdos enganosos que circulam livremente na internet, além de alertar sobre como não cair em ‘fake news’.

A outra frente é a checagem de informações duvidosas, na qual os futuros jornalistas realizam todo o processo de averiguação de conteúdo aparentemente enganoso e produzem matérias que são postadas no blog do projeto, que pode ser acessado no link https://rumconversa.blogspot.com/.

De acordo com a professora Drª Carol dos Anjos, coordenadora do curso de Jornalismo da UnirG, “a expectativa é que neste semestre consigamos ir ao máximo de escolas possíveis, com a missão de conversar sobre o que é a desinformação e as consequências dela, que são pessoais e sociais, bem como realizar mais checagens de informações duvidosas”, comentou.

Mais informações sobre o projeto ou para solicitação de escolas para a realização das oficinas, na coordenação do curso de Jornalismo, pelo telefone (63) 3612-7560.

Texto: da acadêmica de Jornalismo, Adriana Castelo Branco, sob a orientação da professora Carol dos Anjos

Edição: Luciene Souza